Portal da Cidade Louveira

Jundiaí

Seminário de pesquisas sobre a Serra do Japi está com inscrições abertas

As palestras terão início na sexta (27) e prosseguirão nos dias 2, 4, 7 e 9 de dezembro.

Publicado em 25/11/2020 às 04:39

A Serra do Japi é um raro fragmento do remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de SP, que detêm cerca de 7% de remanescentes da formação original da Mata Atlântica do Brasil

A partir da próxima sexta (27), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Serra do Japi (FSJ), promove a 7ª edição do seu tradicional seminário, que este ano terá como tema “Conhecer, entender, defender e preservar”. Devido à pandemia, as palestras serão realizadas on-line, pelo Google Meet, sempre das 15h às 17h. Interessados podem se inscrever aqui . As inscrições são gratuitas.

A programação inclui palestras com especialistas da Unicamp, UniAnchieta e Universidade Federal do ABC (SP), e abordarão a fauna da serra – incluindo mamíferos, sapos e aranhas – e os impactos do crescimento da população para o meio ambiente.


De acordo com a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia de Fátima Plaza Nunes, um dos principais objetivos desses fóruns é dar conhecimento aos trabalhos e pesquisas que vêm sendo realizados na Serra do Japi, e que contribuem para a preservação da área. “Conhecer a Serra é essencial para entender sua importância e ressaltar a necessidade de preservação”, explica. “A FSJ vem periodicamente trazendo informações oriundas de pesquisas realizadas na Serra do Japi, seu entorno, de tal forma a trazer a sociedade informação e conhecimento para esclarecer a todos a importância da Serra e da preservação ambiental, para que a comunidade possa entender a relevância desse bioma e suas interfaces na vida das pessoas”.

As palestras terão início na sexta (27) e prosseguirão nos dias 2, 4, 7 e 9 de dezembro.

A Serra do Japi

A Serra do Japi é um raro fragmento do remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo, que detêm cerca de 7% de remanescentes da formação original do bioma Mata Atlântica do Brasil. A riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada ao fato de que a Serra do Japi possui uma condição climática diferenciada, já que se localiza em uma região ecotonal, isto é, uma área de transição ou junção entre duas ou mais formações florestais. No caso, as Umbrófilas da Serra do Mar e as Semideciduais do interior paulista. Uma das características mais relevantes das áreas ecotonais é a alta diversidade de formas de vida.

Considerada “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica” pela Unesco, suas características fazem dela um importante Patrimônio Natural, sendo considerada uma das últimas grandes áreas restantes da Mata Atlântica do Brasil e do interior paulista ainda preservada em uma região densamente ocupada, sendo o testemunho de uma flora e fauna exuberante que existiam em grande parte na região sudeste do Brasil.

Localizada entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar, a Serra do Japi estende-se por um total de 350 Km². Desse total uma área de 191,7 km² foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

Fonte:

Deixe seu comentário