Portal da Cidade Louveira

Volta as aulas

Responsabilidade e esperança marcam o retorno às aulas nas escolas de Itupeva

Alunos são recebidos por professores e funcionários, com equipamentos de proteção individual, seguindo os protocolos sanitários e de saúde, em decorrência

Publicado em 22/02/2021 às 23:36

Com muita responsabilidade e esperança os profissionais da Educação de Itupeva receberam nesta segunda-feira (22/02), os alunos nas unidades escolares municipais, durante o retorno presencial gradual e não obrigatório.


As escolas recepcionaram os estudantes e a comunidade escolar estruturadas com equipamentos de proteção individual, seguindo os protocolos sanitários e de saúde, em decorrência da pandemia da Covid-19.


Além disso, o fluxo de alunos neste período é bem reduzido – até 35%. A esperança entre os profissionais está presente nesta nova etapa. Elaine Rossini Atoatte, que atua como coordenadora pedagógica na EMEFEI Vereador Laerte Retondo, no Rio das Pedras, comentou que a ansiedade era grande para este início de ano letivo. “O dia de hoje foi marcado pelo retorno dos alunos. Foi um momento de muita ansiedade para os pais, responsáveis, estudantes e também para os professores, pois se trata de uma realidade completamente diferente daquilo que estávamos acostumados anteriormente. É uma verdadeira adaptação que todos estão vivenciando, se adequando ao uso de protocolos sanitários e de saúde. Porém, é um tempo para aliviar a saudade dos amigos, da vivência e do ambiente escolar. Estou otimista e com esperança que tudo dará certo.


Vanessa Mativi, diretora da mesma unidade escolar, ressaltou que é um momento muito importante para a Educação de Itupeva. “Hoje, foi um dia muito importante para a Educação em Itupeva, porque chegou a hora de retornar com segurança. Desta maneira, este retorno está sendo gradual, e não obrigatório. As orientações foram transmitidas às famílias nas reuniões de pais e responsáveis, onde puderam optar pelo ensino presencial ou pelo Programa Educação Domiciliar. Todas as medidas e protocolos sanitários estão sendo tomados para garantir a segurança de todos.


Já a supervisora escolar, Ana Paula Balarin, explicou que a preparação dos profissionais de Educação foi fundamental para o retorno. “A preparação para a retomada das aulas presenciais foi essencial para todos os profissionais da Educação, que foram devidamente orientados e formados para este momento, trazendo tranquilidade, organização, envolvimento e receptividade a todos os envolvidos.


A professora Andréa Lima, que também exerce atividades na EMEFEI Vereador Laerte Retondo, salientou que os alunos, pais, responsáveis e professores viviam uma grande expectativa quanto ao retorno das aulas presenciais. “Este primeiro momento, foi marcado pelo acolhimento aos estudantes, focando a questão socioemocional, ou seja, como estão encarando este momento de pandemia, e também o retorno à escola. Portanto, acredito que a segurança e a tranquilidade virão gradativamente, já que estamos vivendo algo novo e que requer adaptação.


O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, considerou positivo o retorno das aulas presenciais. “Estamos seguindo todos os protocolos necessários para proporcionar um retorno com segurança tanto para os alunos, quanto para os profissionais da Educação. O acolhimento aos estudantes é fundamental neste momento, para sabermos como foi a vivência da criança distante da escola neste período, trabalhando as questões socioemocionais e pedagógicas.


Fonte:

Deixe seu comentário