Portal da Cidade Louveira

SEGURANÇA

Prefeitura de Valinhos inaugura novo Canil da Guarda Municipal nesta sexta

O Canil da GCM de Valinhos promove treinamento de outros canis de Guarda Civis Municipais e já recebeu vários prêmios em campeonatos

Publicado em 30/05/2019 às 07:11

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Valinhos inaugura nesta sexta-feira (31) as novas instalações do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), ao lado da também nova sede da corporação, na Rua João Bissoto Filho, 600. A entrega faz parte das comemorações do mês de aniversário de 123 anos da cidade, celebrado em 28 de maio. O local foi construído especialmente para abrigar, com muito mais conforto, os cães que integram a GCM, com uma estrutura completa para todos os cuidados necessários em relação aos animais.

"É uma nova estrutura, completa, com os mais diferentes espaços para que os cães tenham muito conforto. Há a área de descanso, de treinamento, um amplo espaço para melhor cuidar desses animais que têm papel muito importante na segurança pública. Nosso Canil da Guarda é referência em toda a região e até no País, principalmente porque os guardas envolvidos com o projeto se dedicam de maneira ímpar aos animais", afirmou o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale.

O secretário de Segurança Pública de Valinhos, Carlos Prestes, explicou que o novo espaço atende a todas as necessidades dos animais, para treinamento e cuidados. "Também é importante que os cães estejam junto da tropa, porque isso facilita o controle e os cuidados, sem que seja necessário deslocar equipes", explicou. A Guarda se mudou para o prédio no Bom Retiro em janeiro de 2018 e o canil permaneceu no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini até que as novas instalações fossem construídas.

O Canil da GCM de Valinhos é resultado de um trabalho de grande dedicação de guardas civis municipais, que construíram uma bonita história junto com os animais que fazem e fizeram parte da corporação. Em outubro do ano passado, a Guarda ganhou dois novos integrantes, Pandora e Jade. Pandora, de 2 anos, e é uma pastora holandesa. Jade, a caçula, pastora belga malinois, tem quase 1 ano.

As duas fêmeas se somaram à trupe do Canil da GCM, que tem outros quatro integrantes, na faixa dos 5 e 6 anos. Elas dividem o Canil com os pastores belgas malinois Dara e Hunter, a labradora Puca e o rottweiler Euro. Os cães têm uma rotina diária de treinamento no período da manhã. À tarde, saem para o policiamento, sempre acompanhados de dois guardas.

"Eles são parceiros de viatura, a gente acaba pegando amor pelos animais", explicou o supervisor do Canil da Guarda, Aparecido Ignácio, que está no Canil desde o início. De acordo com ele, os cães geralmente estão aptos para o policiamento até os dez anos de idade. Depois disso, são doados ou permanecem sob os cuidados da GCM. 

O Canil da GCM de Valinhos promove treinamento de outros canis de Guarda Civis Municipais e já recebeu vários prêmios em campeonatos. "Dificilmente há um farejador melhor que Hunter na região", garantiu Prestes.

O Canil também desenvolve atividades junto a escolas e comunidades de Valinhos, de apresentação dos animais, o Dogshow. Segundo Ignácio, escolas e outros grupos interessados devem entrar em contato com a CGM para solicitar e agendar a demonstração.

História

O Canil da GCM Valinhos foi criado em 29 de julho de 2004 e regulamentado em 12 de dezembro de 2008. Nos 15 anos de atividades, são muitas as histórias de sucesso no combate à criminalidade, além de várias conquistas em apresentações e torneios. Tudo isso resultado de empenho e dedicação dos guardas. Entre eles, Ignácio, que acompanha o Canil desde 2004.

No início, a instalação do canil começou improvisada e recebia mudanças conforme a chegada de novos cães. Na maioria das vezes, ao longo desses 15 anos, as modificações foram feitas pelos próprios guardas. Os cães acompanham o trabalho dos GCMs em diferentes ações, como apoio em rebeliões, atividades de busca em mata e na procura de entorpecentes.

“O Canil de Valinhos é referência e ajudamos na criação de vários outros canis”, disse Ignácio. A cidade recebia guardas civis de municípios vizinhos, como Paulínia, Jaguariúna, Amparo, Jundiaí, Campinas, Sumaré e Itapira, e da grande São Paulo, como Guarulhos, para ministrar cursos de cinofilia, para o desenvolvimento das raças caninas, e cinotecnia, o estudo das técnicas.

Feitos notáveis

O trabalho da equipe do Canil coleciona feitos notáveis, como a localização de um suspeito em 10 minutos por um dos cães em julho de 2005 e casos de apreensão de entorpecentes. Em 2004, a equipe passou por treinamento em Rio Claro com técnicas pelas Forças Armadas, ministrado pela polícia dos Estados Unidos.

Em 2007, dois cães da corporação receberam certificado de excelência em faro pelo sistema K9, programa desenvolvido nos Estados Unidos para apreensão de drogas, localização de pessoas desaparecidas e rotinas policiais, conferido por um juiz norte-americano.

Ainda em 2007, a equipe valinhense sagrou-se vice-campeã no II campeonato Inter Canis do Brasil, com a participação de apenas dois cães. O torneio foi disputado por doze cidades em Sorocaba teve como campeã São Caetano do Sul, com uma equipe de 12 cães. Em 2015, o grupo recebeu capacitação em técnicas israelenses, ministradas pelo israelense Ari Ravel.

 

Guardas que fizeram parte da história do canil

Aparecido Ignácio                         

Leandro Pereira Da Silva              

Marcio Roberto Banhe                   

Márcio Luiz Pires                          

Marcos Lima Medeiros                 

Vagner Lapresa                           

Fabiano Roberto De Souza          

Sandra Luiz Magalhães Miranda  

Thiago Lopes Dos Santos            

Marcos Vinicius Da Silva            

Jones Benedito Valério               

João Carlos De P. Screpante     

Valtencir Pelegrini                      

 Atus Augusto                              

Rudson Marcel Tonini               

Sidnei Batista dos Santos        

Fonte:

Deixe seu comentário