Portal da Cidade Louveira

Fiscalização

Itatiba intensifica enfrentamento à Covid-19

A Prefeitura de Itatiba tem intensificado ações de combate à pandemia de Covid-19 nos últimos dias, devido ao aumento dos casos no município.

Publicado em 04/06/2021 às 00:47

Ações incluem volta de barreiras nos principais acessos da cidade e fiscalização dos comércios.


Por conta do feriado, de Corpus Christi, ontem, quinta-feira(3) voltaram a ser instaladas barreiras de segurança para orientar eventuais visitantes e a população local de uma forma geral.


As barreiras foram instaladas nos principais acessos de entrada e saída da cidade, nos horários de pico, com o objetivo de orientar sobre a doença e os seus riscos, bem como sobre medidas de fiscalização que a Prefeitura tem tomado para coibir aglomerações.


Também foi constituído Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19, nomeado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, com a primeira reunião realizada na última segunda-feira na sede da Prefeitura. O grupo é composto por secretários municipais, além de representantes da Câmara de Itatiba, Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), de escolas públicas e municipais, da Associação dos Aposentados, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Municipal da Saúde. Discussões conjuntas e apontamento de novas medidas a serem tomadas para contenção da pandemia em Itatiba foram a pauta da reunião. Um novo encontro será marcado nos próximos dias.


Fiscalização intensifica multas

Em outra frente, o setor de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação, com equipes da Guarda Municipal, e apoio da Polícia Militar, também intensificou desde o último final de semana a fiscalização de estabelecimentos comerciais da cidade como bares e restaurantes, para verificar o cumprimento das medidas de controle e prevenção à disseminação da pandemia, de acordo com as regras do Plano São Paulo estabelecido pelo Governo do Estado.


Só neste final de semana, cinco estabelecimentos foram multados no valor de R$ 5.000,00 cada por promoverem aglomeração de pessoas. Outros três estabelecimentos receberam multas no valor de R$ 1.337,00 cada por perturbação do sossego público. Ao todo, 37 estabelecimentos foram orientados entre a sexta-feira, dia 28/05 e o domingo, 30.


Neste momento, é importante ressaltar que todo o Estado de São Paulo passa por um quadro de agravamento da pandemia, o que inclui o município de Itatiba. A Prefeitura solicita à população que evite aglomerações e que siga as orientações sanitárias como o uso de máscaras, a utilização de álcool gel e a higiene das mãos com água e sabão sempre que possível.


Legislação

De acordo com a legislação atual e com o objetivo de controlar a disseminação da pandemia na cidade de Itatiba, os estabelecimentos que desobedecerem as regras previstas no Plano São Paulo e mantiverem o funcionamento após as 21h ou não respeitarem as orientações sanitárias, poderão ser autuados com a aplicação de multa. Estão proibidos os eventos que promovam aglomeração e a locação de chácaras para festas.

A população conta com dois canais para a denúncia de aglomerações. As comunicações podem ser feitas via whatsapp pelo número 3183-0668, apenas por mensagens de texto. Há ainda a opção de procurar pela Guarda Municipal por meio do telefone 153.


Fonte:

Deixe seu comentário