Portal da Cidade Louveira

Temporada de sustos

Hopi Hari revela tema da Hora do Horror 2022

Inspirado em fatos reais, evento traz mistérios da prisão de Alcatraz em uma cenografia de mais de mil metros quadrados

Publicado em 23/06/2022 às 17:30
Atualizado em

Hopi Hari (Foto: Divulgação)

A temporada de sustos está garantida. O Parque Temático Hopi Hari acaba de confirmar o tema da próxima edição da Hora do Horror: Alcatraz — Rebelião das Almas. A partir de 18 de agosto, o País Mais Divertido do Mundo se transforma na misteriosa prisão de Alcatraz, localizada nos EUA — famosa por fugas nada exitosas e prisioneiros perigosos. Serão 1.350 m² de construção cenográfica, que marcam a volta dos tradicionais túneis e proporcionam uma diversão imersiva, com atrações para curtir em dois dias.

A penitenciária de Alcatraz é um lugar cheio de histórias para contar. Situada em uma pequena ilha de mesmo nome, no estado da Califórnia (EUA), a prisão funcionou entre 1934 e 1963, recebendo uma série de criminosos conhecidos, como Al Capone e Robert Franklin Stroud. Durante o período em atividade, o local presenciou duas fugas possivelmente bem sucedidas, sendo a mais famosa ocorrida há 60 anos, completados no dia 11 de junho, um dos motivos do Parque para revelar o tema do evento este mês.

Contudo, por Alcatraz não passaram apenas infratores. Depois de uma série de embates com o governo dos EUA para resistir ao apagamento da sua cultura, membros da nação indígena Hopi foram parar na temida prisão. É nesse ponto, que a realidade pousa na Hora do Horror e ganha contornos de ficção. Assim que libertos do cárcere, os Hopi rogaram uma maldição na ilha, prendendo todos os maus espíritos naquele lugar, para atormentar qualquer um que se atreva a pisar ali.

E, como é de se imaginar, apareceu alguém muito ousado. Anos depois, com a prisão desativada, o médium John navegava pela internet quando cruzou com um documentário sobre Alcatraz. A curiosidade lhe atiçou, e ele então resolveu se aprofundar mais no assunto e escrever um livro sobre os fatos sobrenaturais que ocorreram ali. Motivado pelo projeto, John viaja até a ilha e, guiado por um ex-carcereiro, investiga tudo o que pode no local.

Porém, a missão não é tão simples. Ao explorar as entranhas daquele lugar, o médium começa a viver na prática a narrativa que pretendia contar. Rodeado por espíritos de criminosos — incluindo o próprio Al Capone —, passa por lugares sombrios e vê cenas para lá de assustadoras. O que John não sabe é que ele será uma ponte para uma grande rebelião de almas, cujo desfecho é incerto.

Hopi Hari anuncia tema da Hora do Horror 2022 - Crédito: HOPI HARI


O EVENTO

Concretizar todo esse enredo e somá-lo às outras atrações do Parque, que são mais de 40, resultou em uma programação mais extensa, para curtir em mais de um dia. “Ao longo da pandemia trouxemos propostas diferentes, com o Horror Drive Tour, com percurso para carros, e a Hora do Horror Déjàvu, que tinha um circuito relembrando edições passadas. Agora, temos o desafio de retomar a estrutura original da Hora do Horror com objetivo de ser ainda mais imersiva que antes. Tanto que, depois de analisar o escopo completo da temporada, vimos que para vivenciar tudo que ela oferece, a experiência ideal é com dois dias de visita”, explica o presidente do País Mais Divertido do Mundo, Alexandre Rodrigues.

A concepção de Alcatraz - Rebelião das Almas veio de um processo de pesquisa extenso, como conta o diretor artístico do Parque, Rogério Barbatti: “Tudo começou em dezembro do ano passado. Quando decidimos o tema, buscamos fatos e lendas sobre o local, verificamos documentos oficiais que encontramos, reunindo todo tipo de informação útil. Sabemos que o visitante do Parque sempre busca por uma Hora do Horror mais assustadora que a anterior. Por isso, nossa equipe criativa está desenvolvendo ambientação, figurinos e montando uma série de efeitos especiais para fugir do óbvio e deixar ainda mais tênue a linha entre fantasia e realidade.”


FORMATO

Uma das novidades dessa edição da Hora do Horror é o retorno à estrutura original, com três túneis fechados que remontam a Alcatraz, por meio de elementos estéticos fiéis aos do lugar e com conexões entre si. Esses ambientes vão se concentrar nas regiões de Aribabiba, Mistieri, Wild West e parte de Infantasia. Além disso, haverá um palco principal em Infantasia, com características de Alcatraz em uma formação de três andares, que receberá os shows de abertura, encerramento e uma balada noturna. Um palco pocket será instalado na rua principal de Wild West para shows voltados aos mistérios da ilha e ao povo Hopi. A grade dos espetáculos no Theatro di Kaminda, Klapi Klapi Show e Saloon também segue, inclusive com novas peças.

A Hora do Horror Alcatraz - Rebelião das Almas acontece de 18 de agosto a 15 de novembro, com o Parque funcionando de acordo com o calendário* disponível aqui. Os Passaportis para o evento já estão à venda através do site. A programação das atrações está sujeita a alterações, então recomenda-se que o público confira-a no dia de sua visita. 

*Programação sujeita a alterações


Bastidores Hora do Horror Alcatraz


O Parque Temático Hopi Hari fica na rodovia dos Bandeirantes, km 72, Moinho, Vinhedo (SP). Mais informações no (11) 4210 4000 (Central de Vendas) e (11) 4290 0333 (Serviço de Atendimento).


Fonte:

Deixe seu comentário