Portal da Cidade Louveira

Festa da Uva

Festa da Uva de Vinhedo vai parar na Justiça

A Justiça de Vinhedo determinou a suspensão dos shows da Festa da Uva da cidade. O evento estava programado para ter início no próximo fim de semana.

Publicado em 09/03/2020 às 06:24

A Prefeitura da cidade emitiu comunicado de que vai recorrer da liminar e provará que o município não tem prejuízos com o evento, uma vez que os shows são terceirizados.

A Justiça se baseou em um pedido de popular alegando que houve irregularidades na contratação de empresa. Mas a Prefeitura contesta e vai recorrer durante a semana. A empresa já prestou serviços em eventos em outros municípios, sem problemas.

A decisão da Justiça provocou uma grande confusão na cidade, uma vez que agricultores vêm convidando turistas para visitar Vinhedo há várias semanas. A divulgação de “embargo” provocou muitas dúvidas de quem já tinha comprado ingressos para shows pagos e até artistas que têm agendas de shows reservadas com grande antecedência.

A Prefeitura diz em nota que “confia que a Justiça reavaliará essa decisão, impedindo um prejuízo incalculável para a cidade.”

Veja nota da Prefeitura:

“A Prefeitura de Vinhedo foi informada na noite desta sexta-feira, 6, de que a Justiça, através da Comarca de Vinhedo, liminarmente (ou seja, de forma antecipada e ainda não definitiva), decidiu pela suspensão do procedimento licitatório (pregão) que escolheu a empresa contratada para realização da 58ª Festa da Uva e 10ª Festa do Vinho de Vinhedo, evento com início previsto para daqui uma semana, marcado para ocorrer de 14 a 29 deste mês, estando toda sua estrutura praticamente pronta.

Essa contratação, nos moldes atuais, importante ressaltar, visando a economia de recursos públicos, não traz ônus à Administração Municipal. Pelo contrário. Neste novo modelo adotado na gestão do prefeito Jaime Cruz, a empresa vencedora recolhe um valor à Prefeitura para ter o direito de realizar o evento e fazer a sua exploração comercial, através de permissão de uso do espaço público.


No primeiro pregão, na primeira quinzena do mês de dezembro, ou seja, ainda no ano passado, não apareceu empresa interessada, fato que, inclusive, fez com que o evento, que a princípio ocorreria em fevereiro, como em todos os anos, fosse adiado para março. No segundo pregão, no final de janeiro, apenas uma empresa compareceu ao pregão, sagrando-se vencedora do certame, empresa essa de grande reconhecimento no mercado, com inúmeros eventos realizados, entre eles, a última edição da Festa da Uva de Jundiaí.

Na fase de verificação de documentação, antes de homologar a contratação da empresa vencedora, foi feita a checagem no Sistema Apenados do TCE/SP e não constou nada a respeito desta empresa.

Porém, houve uma representação junto ao Ministério Público apontando suposta irregularidade com a empresa. O documento seguiu para o Judiciário, que decidiu pela liminar, concedendo prazo para contestação por parte da Prefeitura. A Administração Municipal, por sua vez, através da Secretaria de Negócios Jurídicos, adotará todas as medidas cabíveis, recorrendo da decisão ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Prefeitura de Vinhedo reforça a importância da Festa da Uva, ápice do turismo local, para a economia da cidade. Durante o evento e na fase de organização, são geradas centenas de empregos diretos e indiretos. É também o período propício para produtores de frutas, sobretudo a uva, e também de vinho comercializarem sua produção, isso sem contar os inúmeros músicos e artistas locais que esperam o evento para poderem se apresentar.

A Prefeitura reitera seu compromisso e respeito com a população vinhedense, e confia que a Justiça reavaliará essa decisão, impedindo um prejuízo incalculável para a cidade.”

Fonte:

Deixe seu comentário