Portal da Cidade Louveira

Treinamento

Educação de Jundiaí recebe treinamento de prevenção ao Coronavírus

A atividade faz parte do plano de ação e estratégias da Prefeitura de Jundiaí para a retomada das aulas presenciais em 2021

Publicado em 22/12/2020 às 21:55

Uso de avental, luvas, manuseio e descarte correto das máscaras de proteção e higienização das mãos, essas foram algumas das orientações recebidas pelos gestores e diretores das EMEBs de Jundiaí, durante os treinamentos realizados nos dias 21 e 22 de dezembro, no Complexo Fepasa, em uma parceria entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE), Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) e o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CEREST).

Os treinamentos respeitaram todas as medidas preventivas em combate ao Covid-19


“Diferentemente daqueles que atuam na saúde, os profissionais da educação não tinham até o início da pandemia, a necessidade de uso desses equipamentos de segurança na prevenção do Coronavírus. Com o previsto retorno das aulas, é necessário fazer os esclarecimentos e sanar todas as dúvidas. Esse é um momento de treinamento, explanação, apresentação de vídeos, primeiramente com os diretores e, na sequência, com os outros profissionais”, explica o chefe de divisão de engenharia da segurança do trabalho da UGAGP, André Mestrine.

A atividade faz parte do plano de ação e estratégias da Prefeitura de Jundiaí para a retomada das aulas presenciais em 2021. “Ainda que no próximo ano esse retorno aconteça de forma gradativa e com rotatividade, a forma com que o atendimento às crianças irá acontecer, precisa ser analisada de maneira cautelosa. Esse treinamento também é fruto do nosso estudo de medidas preventivas. Hoje, a equipe do CEREST está trabalhando os conhecimentos diante do aspecto de segurança e saúde relativos ao ambiente de trabalho, ou seja, como proteger os servidores. É claro que em paralelo também estão agindo em relação às crianças”, comenta Tânia Gurgel, diretora do departamento de formação de Jundiaí. 

Profissionais puderam sanar as dúvidas sobre o protocolo de uso dos equipamentos

Alberto Chiyoda, diretor da EMEB Lucirio Valli, na Vila Maringá, aproveitou para destacar a importância do treinamento prévio. “O trabalho é coletivo. Nós realmente precisamos entender os protocolos necessários, formas de manuseio correto dos EPIs para garantir a proteção adequada aos profissionais e aos alunos também”.

A técnica de enfermagem e autoridade sanitária do CEREST, Gabriela Souza Araújo, ficou responsável pela demonstração do uso dos EPIs, além de explicar que essa dinâmica acontecerá mediante a distância entre os alunos em relação aos profissionais. “Todos precisam estar protegidos enquanto estiverem realizando suas tarefas. Para cada atividade realizada, há a utilização de um determinado equipamento”. 

As demonstrações foram feitas pela técnica de enfermagem e autoridade sanitária do CEREST

“O treinamento é essencial para que nós tenhamos a possibilidade de pensar a escola na sua organização, na sua diversidade em relação aos espaços arquitetônicos e ambientes que ela tem, por isso, todo treinamento que a Unidade de Gestão de Educação puder oferecer, especialmente as equipes gestoras, para que treinem os seus servidores, nós o faremos”, finaliza a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques.

Fonte:

Deixe seu comentário