Portal da Cidade Louveira

Operação Estiagem

Defesa Civil de Vinhedo dá início à Operação Estiagem 2021

Ação ocorre entre os dias 1º de maio e 30 de setembro para prevenção de incêndios e ocorrências relacionadas à baixa umidade

Publicado em 03/05/2021 às 22:54

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec) de Vinhedo realiza a Operação Estiagem 2021 entre os dias 1º de maio e 30 de setembro deste ano, juntamente com a Operação Corta Fogo do governo estadual, para a prevenção de incêndios e outras ocorrências relacionadas à baixa umidade do ar. O Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil da Operação Estiagem 2021 tem como base técnica o mapeamento das áreas de riscos.


No período da estiagem são consideradas de risco as áreas verdes do município e terrenos urbanos com vegetação, que terão prioridade de observação; monitoramento e enfrentamento de eventuais adversidades. Os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde também também serão utilizados para a tomada de decisões pela Rede de Alerta de Desastres do Simpdec.


O Comitê Municipal de Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres e Sistema Integrado de Informações e Monitoramento de Desastres de Vinhedo atuarão como Gabinete de Gestão de Crises, para organizar ações necessárias no combate e redução de danos em eventuais ocorrências.


O comitê é composto por diferentes secretarias municipais para execução de ações coordenadas. Integram o grupo as secretarias de Transportes e Defesa Social, de Governo, Negócios Jurídicos, Obras, Serviços, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Saúde, Fazenda e a Sanebavi. O Corpo de Bombeiros também integra o grupo, respeitadas as suas funções legais.


O Plano Preventivo é baseado em quatro pilares: compreender, fortalecer a gestão e investir na redução do risco de desastres para a resiliência, e aumentar os preparativos para casos de desastre, com o objetivo de dar uma resposta eficaz de recuperação, reabilitação e reconstrução necessárias.


As ações preventivas incluem monitorar imóveis interditados nos últimos quatro anos, áreas públicas, patrimônios públicos e privados, áreas de proteção ambiental, cultural e históricas sujeitas a fogo, áreas de proteção ambiental, reservas naturais, fragmentos de mata e florestas e lotes urbanos com cobertura vegetal.


A Central de Inteligência, Monitoramento e Comunicação (Cicom) da Guarda Civil Municipal vai auxiliar com gerenciamento de logísticas de operação e comunicação necessários à execução da Operação Estiagem. Os telefones da Guarda Civil Municipal e Cicom para notificar emergências ou obter informações são 3826-7699 e 153.


A Secretaria Municipal de Serviços e a autarquia de saneamento Sanebavi contribuem com logística de pessoal e equipamentos e também água de reuso (não potável) para o combate aos focos de incêndio. Recém-aprovado, o Programa NUPDEC pretende atrair a comunidade para a gestão participativa e o enfrentamento das queimadas durante a Operação Estiagem 2021.


A Secretaria de Saúde vai desenvolver ações preventivas nas unidades básicas de saúde sobre as doenças respiratórias e doenças de inverno, coordenando-as conjuntamente com diretrizes e ações da pandemia da Covid-19. A Secretaria de Educação e a de Meio Ambiente e Urbanismo vão realizar campanhas de prevenção a incêndios e pela preservação da água junto aos moradores e estudantes.


O objetivo da Operação Estiagem é prevenir desastres naturais ou provocador pelo homem, prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas. As ações levam em conta o Decreto Municipal 279 de 20 de novembro de 2017, que institui o Comitê da Cidade Resiliente.


O período de estiagem na região ocorre nas estações outono e inverno, quando há sensível diminuição das chuvas, da umidade relativa do ar e das temperaturas, que afetam os sistemas imunológico e respiratório, reduzem a oferta de água nos rios e lençóis freáticos, potencializam riscos de queimadas e incêndios em áreas de vegetação.


Dicas para enfrentar a estiagem

  • Hidrate-se!
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas
  • Alimente-se bem, priorizando frutas e verduras que contenham vitamina C
  • Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas, pelúcias
  • Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco
  • Economize água e energia elétrica
  • Não faça queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo. Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura da sua cidade
  • Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de ruas e rodovias
  • Não solte balões. A prática pode provocar acidentes aéreos, incêndios e é crime ambiental

Fonte:

Deixe seu comentário