Portal da Cidade Louveira

CORONAVÍRUS

Criança de Jundiaí está com suspeita de Coronavírus

A Prefeitura de Jundiaí foi notificada por um hospital particular do atendimento a uma criança com suspeita de Coronavírus.

Publicado em 28/02/2020 às 21:05

A Prefeitura está adotando todas as medidas de prevenção e publica boletim informativo para a população em seu site. Veja nota oficial abaixo.

A família da criança esteve na Itália no dia 21 de fevereiro.

A criança entrou em quarentena domiciliar até o resultado dos exames médicos.

A Escola particular onde a criança estuda foi notificada para relatar qualquer problema com outros alunos da mesma sala de aulas.

A família da criança recebeu todas as orientações de prevenção.

A Prefeitura não vai revelar outros dados sobre a paciente. O resultado do exame de sangue sai daqui uma semana.

Uma outra mulher de Jundiaí, que viajou para a França e tomou o mesmo avião do empresário da Capital que está com Coronavírus confirmado, continua em observação. Até agora ela não apresentou nenhum dos sintomas da doença.

Uma outra mulher de Jundiaí, que esteve também na Itália publicou em seu Facebook mensagem esclarecendo aos amigos que não foi para a região onde estão se alastrando os casos de Coronavírus. Ela explicou que está bem de saúde.

Os amigos dela comentaram na postagem que estavam preocupados, porque sabiam da viagem dela.

Um outro empresário de Jundiaí resolveu cancelar negócios que tinha na Itália na próxima semana, diante dos casos que estão surgindo.

Veja a nota da Prefeitura de Jundiaí na íntegra:

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade da Gestão de Promoção de Saúde, informa que foi notificada, nesta sexta-feira (28), sobre caso suspeito de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19) na cidade. Até o momento, Jundiaí não registra casos confirmados de coronavírus. Conforme já divulgado na última quinta-feira (27), um adulto segue em observação sem apresentar sintomas da doença.

Sobre o caso suspeito, trata-se de uma criança que retornou de viagem à Itália no dia 21 de fevereiro e apresentou os sintomas gripais hoje, sendo atendida em hospital particular e encaminhada para isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Amostras do caso foram coletas para encaminhamento ao Instituto Adolpho Lutz, que, na próxima semana, deverá apresentar o diagnóstico laboratorial.

Familiares que tiveram contato com a criança estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal. Orientação também foram passadas à escola onde a criança frequenta.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.

Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Prevenção

A população deve manter os cuidados básicos de higiene para prevenção. São eles:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão

– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz. Usar, preferencialmente, lenço descartável

– Evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos, além de locais aglomerados e sem ventilação

Em caso de suspeita, o paciente deve procurar o serviço de Pronto Atendimento (PAs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados, para receber as devidas orientações médicas.

Fonte:

Deixe seu comentário