Portal da Cidade Louveira

creches

Creches de Itupeva promovem acolhimento das crianças no retorno presecial

As 12 creches municipais de Itupeva iniciaram, nesta segunda-feira (01/03), o retorno presencial, gradual e não obrigatório das atividades.

Publicado em 01/03/2021 às 05:03

Este princípio de ano letivo está sendo marcado pelo acolhimento às crianças – de 6 meses a 3 anos e 11 meses - com fluxo de alunos bem reduzido – até 35%.


Um exemplo deste acolhimento está sendo realizado na Creche Guanabara, no Jardim Primavera. A diretora da unidade escolar, Silvia Aparecida Machado de Oliveira, ressalta que as crianças estão passando por um processo de adaptação. “Afinal, ficaram muito tempo distantes do ambiente escolar, o que dificulta esse princípio de trabalho. No entanto, trata-se de um processo gradativo que os pais e/ou responsáveis têm uma importância fundamental nessa fase de recomeço. Todo esse retorno, está sendo realizado com toda segurança, seguindo os protocolos sanitários e de saúde, com respeito e responsabilidade aos familiares, alunos e toda equipe de funcionários da creche.


A educadora Cléia da Silva e Silva, que atua na mesma unidade escolar, afirma que este primeiro dia de atividades presenciais é uma verdadeira novidade. “Digo isso, pois o distanciamento é fundamental neste momento, porém em creche existe uma grande dificuldade, por conta da necessidade da criança e do próprio acolhimento. Portanto, em virtude da pandemia, estamos vivendo um dia de cada vez.”


Adriele Marinho que também trabalha como educadora na unidade salientou que essa adaptação também envolve os profissionais de Educação. “Iniciei o trabalho nesta segunda-feira usando avental, face shield, máscara de proteção facial, álcool em gel, passei por aferição de temperatura, tapete desinfectante, ou seja, tudo muito novo, que causa estranheza em nós e também nas crianças, mas é necessário, neste momento. Realmente é uma fase de adaptação, que acredito que, logo, se tornará uma rotina. Estou muito otimista que as coisas vão se acertar.


O secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade, enfatiza que o retorno das aulas presenciais nas creches está sendo marcado por muita responsabilidade. “Conforme mencionado pelas profissionais de Educação, o acolhimento é extremamente necessário neste momento, principalmente, pelas crianças que estão iniciando a vida escolar. A creche é o passo inicial para o desenvolvimento integral da criança.


Fonte:

Deixe seu comentário