Portal da Cidade Louveira

Venda recorde

Cozinha 360º e artesanato típico são destaque ao realçar a Festa do Caqui & Cia

Receitas à base de caqui e lembranças de Itatiba ressoam positivamente após término do evento da Prefeitura de Itatiba

Publicado em 28/04/2023 às 15:41
Atualizado em

Cozinha 360° (Foto: Divulgação/PMI)

A 18ª edição da Festa do Caqui & Cia., promovida pela Prefeitura de Itatiba, pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura, continua ressoando positivamente. Foram dois finais de semana de evento no Parque Luís Latorre com venda recorde para os produtores locais, agradando também expositores.

Este evento trouxe ao público diversas novidades, desde a estrutura, que abrangeu a cobertura total da Praça de Alimentação, bem como a criação da Cozinha 360º. Neste espaço, no galpão principal, o público pôde conferir as receitas à base de caqui elaboradas pela chef de cozinha Eli Dias, contando inclusive com degustação após a aula-show.

 A nova proposta atraiu grande número de participantes em todas as suas apresentações, sendo sucesso até entre dirigentes de cidades da região. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, estes dirigentes mostraram interesse em levar o modelo dinâmico e inovador da Festa do Caqui para suas festas municipais.

Arte na Festa

O trabalho dos artesãos locais também teve um lugar de destaque nesta 18a. Festa do Caqui & Cia., com diversidade de produtos confeccionados, permitindo aos visitantes garantir presentes e levar lembranças de Itatiba e desta Festa para casa. Os estandes de artesanato continham novidades alusivas à Festa do Caqui & Cia., como bonecas típicas, ímãs do evento e de pontos turísticos da cidade, peças decorativas para residência e acessórios em geral - inclusive brinco de caqui.

“A Festa do Caqui é o evento mais esperado. Planejamos com tanto carinho, pensamos em cada detalhe e, por fim, ela se realizou e superou nossas expectativas. Para nós, foi um grande sucesso. Tivemos a honra de receber em nossos estandes representantes de outras associações da região e já somos referência em várias cidades”, comentou a presidente da Associação de Artes e Artesanato de Itatiba, Francini Cabrera Piera.

Aqui_vai_o_conteúdo
Os estandes de artesanato local contribuíram para o sucesso da edição 2023 da Festa do Caqui & Cia.
(© Divulgação/PMI)

Dentre os estandes, também estava um dedicado ao Quilombo Brotas. “Poder expor nosso trabalho em um espaço como este e mostrar nossos produtos a milhares de pessoas vindas de todo o Brasil é motivo de muita alegria para o Quilombo Brotas. Mostrar aos visitantes parte de nossa cultura é muito gratificante”, disse a presidente Vera Lúcia da Silva Gamito. Segundo ela, a aceitação do artesanato afro foi surpreendente, destacando-se telhas pintadas manualmente com figuras africanas, brincos e acessórios para cabelos chamados de torsos. As peças foram confeccionadas pelas artesãs Amelia Catarina Barbosa, Antônia Araújo Silvia e Onix da Preta Eu. Além disso, a presidente ressaltou que muitos visitantes fizeram encomendas e ficaram interessados em conhecer o Quilombo Brotas de Itatiba.

Fonte:

Deixe seu comentário