Portal da Cidade Louveira

Parque Urbano

Bairro Mato Dentro em Jundiaí, ganha parque urbano

Confira todas as fotos do parque

Postado em 16/12/2020 às 21:27

O parque já virou lugar de passeio para a pequena Ana Beatriz e a tia Caroline

O parque já virou lugar de passeio para a pequena Ana Beatriz e a tia Caroline

Espaço foi aprovado pela Laura, integrante do Comitê das Crianças

O Mato Dentro, Bairro da cidade de Jundiaí, ganhou nesta terça-feira (16) o Parque Urbano Espelho d’Água, oficialmente entregue pela Prefeitura, como parte da programação pelos 365 anos da cidade. Com área total de quase 23 mil metros quadrados, o parque é mais um espaço público planejado com olhar especial para a Infância, conforme definido pelo programa municipal Cidade das Crianças, pela Rede Urban95 e pela campanha Jundiaí Pé de Infância.

CONFIRA AS FOTOS

A revitalização está também inserida no contexto do programa Escola Inovadora. A iniciativa dos alunos da Emeb Irmã Flórida Mestag surgiu em sala de aula, em 2018, e, apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado, foi prontamente atendida. Logo no início das intervenções pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e da DAE, surgiu não um, mas quatro lagos.

A ampla área de lazer conta com pistas para corrida e caminhada, ciclofaixa, nova iluminação, quiosques, pergolados, mesas e bancos para descanso, percurso pintado para crianças, parquinho de madeira e academia ao ar livre com equipamentos para cadeirantes.

Para Luiz Fernando, espaço agrega todos os conceitos e preocupações da Prefeitura em relação à Infância. “Espaços como este parque são a prova de que em Jundiaí as crianças são protagonistas. Foi o olhar dos alunos da escola do bairro que atraiu a atenção do poder público para requalificar este espaço. E a isso somaram-se os pedidos dos integrantes do Comitê das Crianças, que gostariam de áreas de convivência pensadas para a brincadeira e diversão. É uma felicidade compartilhar com a comunidade uma entrega como esta, durante uma programação de aniversário para a cidade pensada para as crianças”.

Segundo Marcelo Peroni, gestor de Cultura e integrante do grupo técnico da Prefeitura que atua em políticas públicas para a Infância, o parque promove a convivência em comunidade. “Jundiaí ganha mais uma área pública pensada para a Infância e para a convivência intergeracional. Para se tornar melhor para todos é essencial que uma cidade também pense nas crianças. E aqui estamos vendo isso”. E acrescenta: “Um dos brinquedos, por exemplo, é uma instalação sugerida pela Rede Urban95 para trabalhar o equilíbrio, por meio destes tocos de madeira sobre o gramado. Muitos adultos precisariam de instrução para compreendê-lo, mas para a criança basta chegar que ela já entende e percorre o circuito”, brinca.

A advogada Caroline Visnardi, moradora da chácara Maltoni, aproveita para trazer ao parquinho a sobrinha Ana Beatriz Couto, de três anos. “Isso tudo aqui era um brejo, nem dava pra imaginar todos estes lagos. Agora está tão bonito, que não conseguimos parar de frequentar, aproveitando de manhã bem cedo e no fim de tarde para fazer caminhada. Para mim é uma opção mais perto que o Parque da Cidade, num espaço aberto e livre, ideal para atividades, até mesmo durante a pandemia”.

Para Laura Bonato, de onze anos, integrante do Comitê das Crianças no ano passado e neste ano, o parque atende os pedidos do grupo no ano passado. “Quando entregamos o documento final ao prefeito no ano passado, em nossas cabeças tínhamos um lugar como este em mente quando pedíamos espaços coloridos, cheios de brinquedos novos, com pinturas no chão, árvores e lixeiras, para que as pessoas não jogassem lixo no chão”.


Fonte:

Receba as notícias de Louveira no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário