Portal da Cidade Louveira

Saúde

Atendimento na área da saúde é prejudicado em Vinhedo

Dos cerca de 500 pacientes agendados em abril, 114 não compareceram e perderam o exame de ultrassom em maio, até dia 25, foram 117 faltas.

Publicado em 01/06/2021 às 01:47

A Secretaria de Saúde de Vinhedo tem registrado um elevado número de faltas nos exames de ultrassom que estão sendo realizados na Santa Casa, contratados pelo município para zerar a fila pelo procedimento na cidade. Dos 500 pacientes agendados em abril, 114 não compareceram e perderam o exame. No mês de maio estavam marcados mais 1 mil exames, porém, até o dia 25, ocorreram 117 faltas.


Os exames estão sendo agendados pela Secretaria alguns dias antes da realização. “Contratamos mais exames em maio e junho para zerar a fila pelo ultrassom, de cerca de 2 mil pacientes. As faltas, no entanto, impedem que a demanda seja zerada”, informou a Secretaria de Saúde, que divulgou os números para orientar a população. A Secretaria de Saúde entende a importância do diagnóstico pelo ultrassom e por isso tem se esforçado para reduzir os exames em espera para realização.


Em maio e junho, foram agendados 1 mil exames de ultrassom por mês para zerar a fila. O agendamento é feito pela Secretaria de Saúde por ordem cronológica de solicitação do médico no sistema municipal e também por ordem de prioridade e vulnerabilidade da saúde do paciente. A Secretaria aponta que a falta ao exame é prejudicial ao próprio paciente e a todo o sistema de Saúde.


“Outra pessoa, que ainda está na fila, poderia ter sido atendida e o paciente que faltou também vai acabar voltando para a fila”, informou a Secretaria. A Saúde faz o importante alerta para que pacientes que não puderem comparecer ao procedimento no dia marcado avisem com antecedência, abrindo vaga para que outro morador possa ser atendido.

Fonte:

Deixe seu comentário