Portal da Cidade Louveira

Maria da Penha

Louveira tem novos canais para acionar Patrulha Maria da Penha.

Programa tem como objetivo garantir proteção em tempo integral a mulheres vítimas de violência

Publicado em 27/04/2021 às 02:57

A Prefeitura de Louveira informa nesta terça-feira (27) dois canais para que a população acione a Patrulha Maria da Penha, sistema de atendimento realizado pela Guarda Municipal que tem como objetivo oferecer proteção em tempo integral a mulheres vítimas de violência.


Um dos canais é um telefone fixo: (19) 3848-3481.


O outro é um celular que atende pelo aplicativo WhatsApp: (19) 99615-6383.


Além desses telefones, as mulheres poderão solicitar ajuda com um único toque no celular, pela ferramenta de emergência vinculada ao aplicativo do Cartão Cidadão.


O programa Patrulha Maria da Penha

De acordo com o Projeto, a Patrulha Maria da Penha tem viaturas identificadas e atua na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, incluindo as que possuem medidas protetivas. Nestes casos, o objetivo será garantir que os agressores obedeçam a distância estabelecida pela Justiça. Para isso, os agentes de segurança farão visitas periódicas às vítimas.


Também será atribuída à Patrulha – preferencialmente composta por guardas do sexo feminino - a tarefa de informar as vítimas sobre a prisão ou soltura do agressor. Todos as equipes da GM serão capacitadas para o atendimento humanizado e inclusivo, com a meta de colaborar com a execução, o acompanhamento de medidas protetivas e ações necessárias para inserir a vítima na rede de apoio, com o objetivo de romper o ciclo de violência.


O Programa também inclui a realização de palestras, seminários, estudos e outros eventos, inclusive em empresas privadas, que tenham como meta disseminar informações sobre a legislação de proteção às mulheres.


As ações do Programa serão coordenadas pela Secretaria de Segurança, mas contarão com apoio irrestrito da Saúde, Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Projetos, além de órgãos como Conselho Tutelar e Defensoria Pública.


Números

A taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo, com uma média de 4,8 assassinatos para cada 100 mil mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde. Dados do Atlas da Violência (2019) revelam que a morte violenta intencional de mulheres no ambiente doméstico cresceu 17% em cinco anos.


Contato

  • Patrulha Maria da Penha
  • Telefone fixo: (19) 3848-3481
  • Celular/WhatsApp: (19) 99615-6383


Guarda Municipal

  • Telefone fixo: (19) 3878-1512
  • Ouvidoria GM: (19) 3848-4191
  • Secretaria de Segurança: (19) 3848-4191

Fonte:

Deixe seu comentário