Portal da Cidade Louveira

Segurança

GM de Louveira conquista porte definitivo de arma de fogo

A medida foi instituída a partir de um convênio com a Polícia Federal

Publicado em 21/04/2019 às 21:04

Guarda Municipal conquista o porte de armas por 24h (Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Louveira)

Videomonitoramento faz parte dos aprimoramentos da GM (Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Louveira)

A Guarda Municipal de Louveira agora tem a permissão de portar armas de fogo 24h, sendo tanto o armamento particular quanto o da corporação.

A medida foi conquistada junto à Superintendência da Polícia Federal, após a Ação Direta de Inconstitucionalidade do STF de n.º 5.948, emitida em junho de 2018, que autoriza o porte para a GM em cidades com menos de 50 mil habitantes. Desde 2004, a GM de todas as cidades do Brasil atuavam desarmadas ou com permissão baseada em instrumentos jurídicos.

A partir da nova medida, GM de Louveira está atualizando o armamento e substituindo os revólveres por pistolas. Além disso, os guardas municipais cumprem requisitos da legislação, como exames psicológicos e de habilidade técnica para o uso e manuseio da arma de fogo.

Além do porte de armas, a Guarda Municipal também tem investido em atualizações para garantir a segurança do município, como o videomonitoramento, patrulhamento e bases móveis efetuadas por agentes treinados e equipados da Guarda Municipal (GM). Os guardas participam do programa contínuo de aprimoramento com cursos táticos, novos armamentos, uniformes e coletes.

Muralha eletrônica

Operando desde 2014, a central de videomonitoramento cobre toda a área de Louveira, sendo equipada com mais de 90 câmeras que funcionam 24 horas por dia.

O sistema é conhecido como “muralha eletrônica”, já que cerca a cidade com câmeras instaladas nas entradas e saídas que, ao flagrar o acesso de veículos com registros de furto ou roubo, soa um alarme para que a viatura mais próxima faça a abordagem. A central é interligada com o banco de dados de municípios da região, agilizando a identificação de pessoas e veículos suspeitos.

Patrulhamento e base móvel

Para mais agilidade, o patrulhamento diário de motos da GM é realizado em duplas, agindo preventivamente e possibilitando uma rápida atuação dos agentes, principalmente em áreas comerciais com grande fluxo de pessoas e veículos. O policiamento comunitário atua diariamente por meio de uma base móvel em locais com maior circulação.


Fonte:

Deixe seu comentário