Portal da Cidade Louveira

Especialista

Como tratar as dores na lombar?

A educadora física Jéssica Martins responde as principais dúvidas sobre o assunto

Publicado em 12/04/2019 às 00:46
Atualizado em

Professora Jéssica Martins fala sobre a importância do pilates para as dores na lombar (Foto: Giullia Sampaio)

Professora Jéssica Martins fala sobre a importância do pilates para as dores na lombar (Foto: Giullia Sampaio)

Professora Jéssica Martins fala sobre a importância do pilates para as dores na lombar (Foto: Giullia Sampaio)

Professora Jéssica Martins fala sobre a importância do pilates para as dores na lombar (Foto: Giullia Sampaio)

As dores na lombar nada mais são do que consequência de uma postura incorreta. Além disso, o surgimento das dores também indica que a musculatura do abdômen está enfraquecida. Uma das maneiras de reverter esta situação é através das sessões de Pilates, que têm como objetivo de corrigir todo esse quadro.

 

O que causa dor na lombar?

 

Um dos principais fatores que causam as dores na lombar é a maneira de se sentar. Muitas pessoas que têm essa dor passam o dia trabalhando sentados.  A dor aparece porque as pessoas sentam em cima do nervo ciático, fazendo a "cifose dorsal", que é postura com os ombros para frente e o quadril encaixado para frente, então a pessoa se senta de forma arcada.

 

Já para quem fica muito tempo em pé, a postura que costuma ser o causador das dores é a "lordose", que é a acentuação excessiva da lombar, ou seja, o "bumbum empinado".  Esta postura faz pinçar o nervo ciático, acarretando a dor lombar que pode se estender até a perna.

 

Outro fator que causa as dores na lombar é o enfraquecimento da região abdominal. Os paravertebrais ficam mais fracos e não seguram a musculatura da lombar. O Sobrepeso também pode influenciar a postura incorreta e na fragilidade dos músculos estabilizadores da coluna.

 

A postura incorreta também pode causar doenças como Hérnia e Osteofitose (bico de papagaio).

  

Meios de Tratamento

 

Antes de iniciar o tratamento no Pilates, é necessário verificar a existência de dor aguda ou inflamação. Se este for o caso, o correto é fazer um tratamento de relaxamento em repouso ou de fisioterapia com choques e o ultrassom na musculatura, para assim poder iniciar os exercícios.

 

No Pilates, o tratamento é iniciado com os exercícios de alongamento, que irão trabalhar a postura. Depois começa a fase de fortalecimento abdominal e fortalecimento da região da lombar

 

Existem também alguns exercícios mais específicos, como fortalecimento de glúteo, posterior da coxa, alongamento da cadeia posterior, como aparte da coluna e panturrilha. Quanto mais relaxada tiver a musculatura, menos dor vai existir.



Exercício para relaxamento da lombar 



Como é a postura correta?

 

A maioria das pessoas pensam que a postura correta é o peito e o "bumbum" empinado, mas essa postura faz com que a musculatura da nossa lombar fique contraída o dia inteiro, tanto sentado quanto em pé, ela causa um cansaço muscular na lombar. Quando contraímos o quadril e fazemos a contração pélvica para frente, alongamos a nossa lombar. Desse modo ela não fica em contração o dia inteiro. Então quando a gente puxa o "bumbum" para dentro, a parte inferior do abdômen já vai trabalhar o alongamento da lombar.


Postura "Cifose" 

 


Postura Correta

                                                


Jéssica Martins, Educadora Física

Disciplina

"O tratamento das dores na lombar é contínuo. Se a pessoa faz um tratamento e não dá continuidade, a dor volta. Tem que manter isso, porque se não fazer atividade física, o músculo perde o a força conquistada"

Jéssica Martins, Educadora Física


Os tratamentos alternativos funcionam?


Muito se ouve falar de tratamentos como a Quiropraxia para as dores na lombar. Este método dá um alívio momentâneo. Ele posiciona a pessoa na postura correta e a pressão entre as vertebras, aliviando a tensão. Mas ele não faz o fortalecimento para manter a postura correta. Não adianta corrigir a postura e mantê-la fraca sem se estabilizar. O que tem que ser feito após o alívio da Quiropraxia, é um fortalecimento estabilizador da coluna para manter essa força. Se não tiver fortalecido não melhora a dor.



JÉSSICA ROSANGELA DE ARAÚJO MARTINS

Educadora Física

Telefones : (19)92000-5572 e (19)98679-3990

studiosaudeepilates@gmail.com 

Facebook | Instagram | WhatsApp (clique aqui) 


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

  • Fone: (19) 99732-5402
  • Email: redacao.louveira@portaldacidade.com

Fonte:

Deixe seu comentário