Portal da Cidade Louveira

projeto desportivo

SP investirá R$ 150 milhões em programa esportivo de ‘caça-talentos’ nas escolas

O São Paulo Olímpico começa como projeto-piloto em 10 cidades e terá aulas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei

Publicado em 21/03/2023 às 13:41
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta segunda-feira o Programa São Paulo Olímpico para a descoberta de novos talentos nas escolas estaduais. Ao todo, a gestão estadual vai investir R$ 150 milhões na iniciativa e 600 professores de educação física serão capacitados.

O programa foi lançado juntamente ao calendário de competições oficiais da Secretaria de Esportes. O São Paulo Olímpico será implementado em forma de projeto-piloto em dez cidades: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto.



Neste primeiro momento, há seis modalidades disponíveis: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. O programa será realizado em parceria com os municípios.



“A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, destacou Tarcísio de Freitas.

As ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aqueles que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Posteriormente, poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho.

“O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, afirmou a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.

Fonte:

Deixe seu comentário