Portal da Cidade Louveira

Esportes

Louveira apresenta equipe de vôlei feminino que vai jogar a Superliga Nacional C

Projeto mira título e acesso à Superliga B ainda em 2021 e prevê, a médio prazo, criação de um polo da modalidade.

Publicado em 21/09/2021 às 14:20

Time feminino de vôlei (Foto: Prefeitura de Louveira)

Louveira terá uma equipe de vôlei feminino profissional na disputa do campeonato brasileiro da categoria a partir deste ano. O projeto foi apresentado na noite da última segunda-feira (20) durante evento no Ginásio Poliesportivo do Ceil Centro. É a primeira vez em sua história que o Município terá um time profissional disputando campeonatos nacionais.


Por estar iniciando sua trajetória, o Vôlei Louveira vai começar disputando a Superliga Nacional C, que é a terceira divisão da competição. A Superliga C começa dia 26 de outubro e termina dia 7 de novembro.


Pelo projeto, o objetivo é conquistar, ainda em 2021, o direito de jogar a Superliga B no próximo ano e, naturalmente se aproximar da Superliga A, que é o mais importante campeonato de vôlei do mundo.


Além da manutenção da equipe profissional, o projeto tem, a médio prazo, um importante viés social: transformar Louveira em um polo nacional de vôlei, algo semelhante ao que acontece com o basquete em Franca (SP).


Para isso, serão criadas diversas equipes nas categorias de base (sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19) para incentivar crianças e adolescentes da cidade a aderir à prática esportiva. O objetivo do viés social não é o esporte de alto rendimento, mas o incentivo à prática esportiva, que tira as crianças das ruas e oferece atividades saudáveis e educativas.


Ao mesmo tempo, com um grande número de praticantes da modalidade, a expectativa é de que atletas de alto rendimento sejam formados para integrar a equipe principal.


“Mas o projeto é muito mais amplo do que isso e terá um grande impacto social na cidade. O esporte é fundamental na formação dos nossos jovens. Queremos atrair esses meninos e meninas para as quadras de vôlei e incentivar, além das práticas saudáveis, valores como trabalho em equipe, respeito e cidadania”, disse o prefeito, Estanislau Steck.


O vice-prefeito, Ricardo Barbosa, que tem uma ligação com o esporte, disse que está entusiasmado com a criação da equipe. “Joguei vôlei quando era estudante. Ia e voltava caminhando com amigos até uma quadra coberta no Traviú. É motivo de muita satisfação ter esse time aqui em Louveira, vamos poder torcer muito por essa meninas em quadra”, disse.


O Vôlei Louveira será patrocinado por três empresas, que serão responsáveis pelas despesas com salários e de logística com a equipe. As empresas são Qualipol, ASA Alumínio e Hotel Lago Azul. O uniforme das atletas também apresentará a marca do projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


“O apoio dessas empresas foi muito importante para a viabilização do projeto. Quero agradecer a todas por terem acreditado desde o começo. A ASA, que é uma grande empresa já acostumada com o esporte. Ao Alessandro Ribeiro Walter, da Qualipol, e ao Cássio Lourenção, do Lago Azul, onde as nossas atletas ficarão hospedadas”, disse o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Eramos Tarallo.


A Prefeitura entra como parceira da equipe, com as secretarias de Educação e de Esportes, cedendo as instalações para jogos e treinamentos e dando suporte em ações necessárias no dia a dia do projeto. Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo do Ceil Centro.


A Superliga C será realizada entre os dias 27 de outubro e 17 de novembro. Os participantes e a tabela de jogos ainda não foram divulgados oficialmente. Os quatro primeiros classificados sobem para série B .


O regulamento do campeonato já foi divulgado. CLIQUE AQUI para saber mais.


Time

O time do Vôlei Louveira será comandado pelo experiente treinador André Rosendo, que já trabalhou como auxiliar nas seleções brasileiras principal e de base e foi campeão olímpico com Zé Roberto Guimarães, além, de possuir vários títulos com a Seleção Feminina.


Ao seu lado os ex-atletas Richard e Paulo Henrique (Rick), ambos que representaram Louveira por diversas vezes em jogos regionais e abertos na modalidade.


A equipe do Vôlei Louveira tem 12 atletas já contratadas. O grupo começou a treinar na segunda-feira e mescla jogadoras muito jovens, como a líbero Jennifer Barcellos, de apenas 16 anos, com atletas com muita bagagem e experiência, como a oposta Tássia, de 37 anos, que tem 1m77 de altura e consegue bater na bola a uma altura de 3m05 do chão.


Com passagens por importantes clubes brasileiros, como Minas e Lupo Náutico Araraquara, Tássia se destacou também fora do país, atuando em nove países diferentes: Argentina, Espanha, Finlândia, Suíça, França, Peru, Israel, Portugal e Indonésia.


Outra atleta experiente é a levantadora Melissa Ortega, de 26 anos. Apesar de ainda jovem, ela já jogou em Portugal, na Albânia e no Kosovo. “Estou muito animada com o projeto de Louveira. A gente vai entrar na Superliga C pra ganhar, e vai ganhar. E aí vamos pensar na Superliga B, que é um outro campeonato”, disse Melissa, durante a apresentação.


Das 12 atletas do elenco, a única que ainda não está em Louveira é a levantadora Mariana Barreto, que está disputando uma competição internacional em Ruanda, na África. Com passagens por clubes como o Banespa, São Caetano, Brasília Vôlei e Valinhos, ela deve se apresentar nos próximos dias.


As 12 atletas 

Mariana Barreto (levantadora)

Melissa Ortega (levantadora)

Barbara Milena (meio de rede)

Camila Santos (meio de rede)

Bruna Sampaio (meio de rede)

Taiane de Sousa (ponta)

Gabriela Silva (ponta)

Giovana Oliva (ponta)

Sara Gabrielly (oposta)

Tassia Oliveira (oposta)

Patrícia Hoffman (líbero)

Jennifer Barcellos (líbero)


Comissão técnica

Técnico: André Rosendo

Auxiliar técnico: Ana Beatriz

Preparador físico: Lucas Tessuti

Auxiliar de quadra: Alexandre Matias

Auxiliar de quadra: Richard Amaral

Auxiliar de quadra : Paulo Henrique

Auxiliar de quadra : Alisson Silva

Fonte:

Deixe seu comentário