Portal da Cidade Louveira

avaliação

Prefeitura avalia proficiência de alunos em Português e Matemática

A Saber Louveira possibilita a elaboração de diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Publicado em 24/05/2023 às 14:31
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, deu início à avaliação Saber Louveira, um diagnóstico municipal para aferir o nível de conhecimento dos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Português e Matemática. A primeira avaliação foi aplicada na última semana, voltada para o conteúdo de Português. A avaliação de Matemática acontece a partir da próxima segunda-feira, 29 de maio, até 2 de junho. Ao todo, 3.546 alunos do Ensino Fundamental serão avaliados.

“A princípio, a avaliação foi implantada como meio de avaliar o aprendizado das crianças na época da pandemia, mas acabou sendo incluída no calendário deste ano porque contribui para que a gente possa elaborar um diagnóstico sobre o conhecimento delas. A intenção é aplicar a Saber Louveira todos os anos, porque é mais uma forma de continuamos acompanhando de perto o aprendizado das crianças, e pensar políticas públicas que garantam sempre o melhor ensino para elas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Este é o segundo ano consecutivo da aplicação da Saber Louveira. No ano passado, a avaliação foi realizada de tradicional, no papel. Neste ano, a avaliação está sendo aplicada de forma digital, por meio do tablet de cada aluno. O equipamento foi entregue pela Prefeitura em 2021, na época da pandemia, e continua a ser utilizado pelas crianças para atividades pedagógicas tanto dentro da sala de aula como para fazer as lições de casa.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, conta que a versão digital da avaliação vai ao encontro da proposta da Prefeitura, de utilizar os instrumentos digitais como importantes aliados na Educação dos alunos.

“A aplicação da avaliação de língua portuguesa foi um sucesso. Os estudantes se envolveram e se comprometeram com a realização da prova. A experiência de responder às questões no tablet despertou ainda mais o interesse em novas tecnologias, mostrando a todos que este equipamento pode ser também uma ferramenta de aprendizagem”, disse a Secretária.

Para a aplicação da Saber Louveira pelo tablet, a Secretaria de Educação montou uma comissão de informática, que elaborou a avaliação no formato digital e acompanha todo o processo de aplicação. O objetivo da Prefeitura é fazer, por meio da Secretaria de Educação, um mapeamento do nível de proficiência dos alunos nas habilidades essenciais de Português e Matemática, seguindo o calendário programático das disciplinas.

Fonte:

Deixe seu comentário