Portal da Cidade Louveira

Volta as aulas

Louveira retoma aulas presenciais em março após transição com modelo digital.

Ano letivo vai começar nesta quarta-feira com conteúdo pela internet e prevê até 50% de alunos em sala de aula no próximo mês

Publicado em 09/02/2021 às 05:27

A Prefeitura de Louveira se prepara para que as aulas presenciais da rede municipal de ensino sejam retomadas em março, de forma híbrida, alternando períodos em sala de aula e períodos em casa, com atividades propostas pelas escolas.


A decisão, anunciada pela Secretaria de Educação, foi baseada em critérios de prevenção da covid-19 e com respaldo do Plano São Paulo de combate à pandemia do coronavírus. O objetivo da Prefeitura é garantir que todos os alunos, sem exceção, tenham condições de acesso ao material de aula e a um ensino de qualidade.


Louveira foi classificada na Fase Amarela do Plano São Paulo na última sexta-feira (5). Nessa fase, a abertura das escolas é obrigatória, com capacidade máxima de 50% de alunos em sala de aula, porém com a presença facultativa do estudante.Se a Fase Amarela for mantida até março, serão até permitidos até 50% de alunos nas salas de aula na retomada presencial.


Retomada

A retomada do ano letivo começa nesta quarta-feira (10) com uma fase de transição. Aqueles alunos que tiverem condições de acessar a internet vão receber conteúdo via WhatsApp nesse primeiro momento.


Os pais ou responsáveis dos estudantes que tiverem dificuldade de acesso digital serão chamados para retirar, nas escolas, o calendário com as atividades pedagógicas e socioemocionais dos alunos.


Nos dois casos, são atividades que devem ser feitas em casa. Elas devem ser devolvidas posteriormente para que o professor faça as intervenções necessárias. As famílias serão orientadas nas escolas sobre como deve ser feita essa devolução.


Também a partir de 10 de fevereiro, serão feitas reuniões presenciais com os pais, de forma escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo.


As famílias dos alunos serão ouvidas e orientadas para que todos tenham ciência do que está sendo feito e, acima de tudo, garantia de acesso a uma educação de qualidade no Município.


Nessas reuniões será feita a entrega do kit alimentar e as famílias serão orientadas sobre os procedimentos para a retomada das aulas, tanto nesse período remoto de transição quando no formato presencial.


Cuidados

A Prefeitura está tomando todas as medidas para garantir o retorno seguro e tranquilo dos estudantes, assim como das equipes escolares.


As regras incluem distanciamento social, uso de máscara, higiene pessoal e capacidade de alunos em sala de aula (até 35% na fase Laranja ou até 50% na Fase Amarela).


A recomendação para todos é redobrar as medidas de segurança e higiene neste período de aumento do número de casos de Coronavírus e enquanto a vacina não chega para toda a população.


A secretaria está desenvolvendo uma cartilha para todos os professores e funcionários de forma geral para poderem estar preparados para lidar com esse momento de retomada presencial.


Os alunos terão todos os recursos necessários para manter a higienização durante as aulas, e haverá orientação contínua e sistemática dos professores nesse sentido.


Professores

As equipes da Educação já retornaram de férias na última semana e realizaram a atribuição de aulas para 2021. Com isso, todo o material do ensino remoto para que os estudantes tenham atividades em fevereiro já está sendo produzido.


O material didático será entregue em março, com o início do retorno híbrido para todos os alunos.


Já está disponível nas escolas uma lista reduzida de materiais escolares de uso pessoal (cadernos, lápis, borracha) que leva em consideração o momento de pandemia. A Secretaria de Educação orienta aos pais o reúso do material do ano anterior.

Fonte:

Deixe seu comentário