Portal da Cidade Louveira

INFORMÁTICA

Dicas de informatica semanal uma cortesia da MicroCenter

SAIBA COMO COMPRAR DE FORMA CORRETA A FONTE DO SEU NOTEBOOK

Publicado em 29/06/2020 às 02:51
Atualizado em

Saiba como comprar de forma correta a Fonte do seu Notebook
A fonte do seu notebook parou de funcionar? E agora? Comprar uma nova fonte para notebook não parece ser uma tarefa muito complicada, mas você tem que levar em consideração 3 fatores para não danificar seu notebook.
CORRENTE (A) , TENSÃO (V), MODELO DO PINO DE CONEXÃO
Esses termos podem parecer meio desconhecidos, mas acredito que você já ouviu falar em amperagem e tensão.
Amperagem é o termo popular para corrente e voltagem é o termo popular para tensão. No final das contas, independente de como você os chama, eles são a base para que você consiga identificar corretamente a fonte para seu notebook.
Qualquer pessoa, mesmo que não saiba o termo correto, ou a diferença entre corrente e tensão (em algum momento eu também não sabia), consegue comprar uma fonte para notebook sem preocupação, basta seguir os 2 passos simples:
PASSO 1: IDENTIFICANDO A CORRENTE E TENSÃO
Com o notebook desligado, procure na parte debaixo pela etiqueta do fabricante. Caso não a encontre, retire a bateria e procure dentro do compartimento.
No exemplo acima temos a seguinte informação:
DC 19V – 3.42A, nesse caso o notebook precisa de uma fonte com as seguintes especificações:
Corrente: 3.42A
Tensão: 19V
Caso você não encontre a etiqueta ou mesmo que encontre não consiga identificar essa informação, não se preocupe, é possível encontrar essas informações diretamente em sua fonte antiga.
Na foto a seguir temos um exemplo de como você pode encontrar essa informação na fonte. Procure sempre por OUTPUT ou SAÍDA.
Agora que já identificamos a corrente e tensão necessárias, vou te mostrar como identificar corretamente o MODELO DO PINO DE CONEXÃO.
PASSO 2: IDENTIFICANDO O MODELO DO PINO DE CONEXÃO
Cada fabricante de notebook costuma utilizar um ou mais modelos diferentes de pino de conexão.
O pino de conexão é o plug que liga a fonte ao seu notebook. É por ela que o notebook vai receber energia para funcionar e carregar a bateria.
Alguns plugs podem ser muito parecidos mas não compatíveis.
Por isso, ao procurar pela fonte confirme com o vendedor qual o correto para o modelo do seu notebook.
Veja abaixo alguns exemplo de plugs:
Note que os plugs são diferenciados pela espessura interna e externa do seu pino.
Pronto, você está apto a comprar uma fonte para seu notebook.
Simples né?
Antes de finalizar gostaria de compartilhar algumas dicas valiosas:
DICA: COMPATIBILIDADES
Caso não encontre um carregador com a corrente, aquele 3,42A do exemplo, igual ao do carregador antigo, você pode utilizar um com corrente maior, o que não pode é substituir por um com corrente inferior ao procurado, veja os exemplos:
CORRETO:
Preciso: 19V 3.42A
Compro: 19V 4.74A
Porque está correto?
Se você utilizar uma fonte com maior corrente, o notebook consegue sozinho identificar o tanto de corrente que precisa e “ignora” o restante.
Exemplificando de maneira bem simples, se você precisa de 500ml de água para matar sua sede e você recebe 1000ml, basta beber os 500ml e descartar o restante.
ERRADO:
Preciso: 19V 3,42A
Compro: 19V 1.58A
Porque está errado?
Se você utilizar uma fonte com menor corrente, o notebook não terá a quantidade necessária de corrente que precisa para funcionar e carregar a bateria.
Fazendo novamente um paralelo com sua sede, se você precisa de 500ml de água para matar a sede e você recebe 250ml, você vai ficar um pouco mais satisfeito, mas não por completo.
CONCLUSÃO
- Você aprendeu nessa dica como identificar corretamente a fonte para seu notebook seguindo apenas 2 passos bem simples.
- Descobriu também que ao trocar a fonte do seu notebook, você pode substituir por uma fonte com maior corrente que a antiga, mas nunca com corrente inferior.
IMPORTANTE: Lembre-se que existem fontes de diversas qualidades no mercado. Tenha certeza de adquirir seu novo produto em uma empresa de confiança e que ofereça fontes de qualidade, pois mesmo sendo compatível com o que procura pode não protege-lo da maneira correta e dessa forma irá danificar seu notebook.
Fique atento ao custo-benefício
Aqui na Microcenter Soluções Tecnológicas você encontra fontes originais ou compatíveis de qualidade, utilizar fontes originais ou compatíveis é a opção mais recomendada. Apesar de mais caras do que algumas opções de fontes universais, elas não causam superaquecimento e são mais duráveis, por isso o investimento vale a pena.
Mais informações acesse:
http://www.microcenterinformatica.com.br/post/saiba-como-comprar-de-forma-correta-a-fonte-do-seu-notebook




Fonte:

Deixe seu comentário