Portal da Cidade Louveira

EDUCAÇÃO

Dicas de especialistas para se dar bem na redação do Enem

Candidatos devem estar ligados nas notícias do país

Publicado em 22/10/2019 às 07:07
Atualizado em

O Exame Nacional do Ensino Médio desse ano acontece nos dias 3 e 10 de novembro e conta com 5.1 milhões de pessoas inscritas. Para se destacar e conseguir uma boa nota, os entudantes devem ir bem na redação, única parte subjetiva da prova.

Especialistas em ensino aconselham os estudantes a ficarem atualizados com os principais temas discutidos no país, principalmente nessas duas semanas que antecedem o exame. Não é hora de ler grandes livros, mas assistir filmes, ler textos curtos e acompanhar noticiários pode ajudar.

“A redação é superimportante, ela é o diferencial, vai definir se [o candidato] estará dentro de uma universidade, ou não. É uma coisa a que o participante tem que estar bem atento, principalmente se quiser ingressar em um curso de alta demanda, como medicina ou direito”, afirma a professora do Colégio Seriös, em Brasília, Jade Nobre.

O Enem tem um tema diferente para redação a cada ano e usa como apoio alguns textos com informações do assunto que será abordado. 

Na redação, os candidatos têm que escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto, defendendo sua opinião com argumentos consistentes e elaborar uma proposta para resolver o problema apresentado, respeitando os direitos humanos. Além disso, a redação deve usar a modalidade formal da língua portuguesa.

Segundo o professor de redação do ProEnem, plataforma online de preparação para o exame, Romulo Bolivar, uma dica é conhecer o texto da Constituição e o da Declaração Universal dos Direitos Humanos, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). “Os três documentos se relacionam com praticamente todos os problemas sociais do Brasil, de saúde a educação, passando por tecnologias e privacidade”, ressalta Bolívar.

Ele também aconselha os alunos a reescreverem textos que produziram ao longo do ano, prestando atenção às correções e observações feitas: “Durante o ano, os alunos produzem textos que são levados a professores. Os professores devolvem essas redações. Os alunos geralmente passam para a redação seguinte. O ideal agora é pegar as últimas redações, ver os erros que ainda cometem e reescrever essas redações.”

Outro conselho de Bolívar é que o candidato administre bem o tempo no dia da prova. O ideal é começar pela redação e dedicar a ela no máximo uma hora. Depois, usar mais 15 minutos para passar a redação a limpo na folha de prova. Isso é bom para que ele perceba pequenos erros e possa corrigi-los.

No primeiro dia do exame, 3 de novembro, além da redação os candidatos também farão provas de linguagens e ciências humanas. Eles terão cinco horas e 30 minutos para terminar. No dia 10, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática, e o prazo será de cinco horas.

site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem uma página exclusiva sobre o Enem, com informações sobre locais das provas e também uma cartilha com dicas de redação e modelos de redações anteriores que alcançaram a nota máxima (mil pontos).

Fonte:

Deixe seu comentário