Portal da Cidade Louveira

Ponto de partida

Prefeitura fomenta economia com cursos de qualificação profissional pelo Nucca

O Núcleo de Capacitação tem forte atuação no processo de capacitar os moradores de Louveira para formar mão de obra e gerar renda

Publicado em 15/05/2023 às 13:32
Atualizado em

(Foto: divulgação)

Das diversas ações de fomento à economia, realizadas pela Prefeitura de Louveira, o Núcleo de Capacitação (Nucca) é um dos destaques. Criado com o objetivo de qualificar o trabalhador para o mercado de trabalho, o Núcleo oferece cursos gratuitos visando principalmente a geração de renda. Neste ano de 2023 estão sendo ofertados 45 cursos; a previsão é formar 800 profissionais para o mercado de trabalho.

Até o momento 9 cursos já foram concluídos e outros 8 estão em andamento, somando 254 pessoas capacitadas.

“O Nucca é muito importante para o processo de geração de renda porque é um ponto de partida para aquelas pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho ou de aprender novos conhecimento e se aperfeiçoar. Muitos dos cursos acontecem por meio de parcerias como o Sebrai, Senai, Senar, entre outros. No ano passado, por exemplo, conseguimos, em parceria como Governo do Estado, uma unidade da CozinhAlimento, que são os equipamentos completos para uma cozinha experimental, onde os alunos podem colocar em prática o conteúdo das aulas de culinária. E o mais importante, são toso cursos gratuitos ofertados tanto para jovens quanto para adultos”, disse o Prefeito Estanislau Steck.



Os cursos são nas mais diversas áreas, desde estética, área administrativa, culinária, nas áreas de construção civil, informática, entre tantas outras, com aulas teóricas e práticas.



No caso da CozinhAlimento, inaugurado em novembro de 2022, o espaço está equipado com geladeira, freezer, geladeira, microondas, fogão, fornos e é utilizado frequentemente para os cursos de culinária e de processamento de alimento. Neste ano já foram ofertados cursos de ovos de Páscoa e bombons, utilização do mel na culinária, técnicas artesanais para transformar o leite em queijos, bebidas lácteas, fermentados, doces e manteiga.

Atualmente 2 cursos estão sendo ofertados nesta área:

  • Processamento Caseiro de Mandioca (de 22 a 23 de maio);
  • Uso do Café na Culinária Caseira (de 24 a 26 de maio).

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campo Neto, outro aspecto importante do Nucca também são as parcerias. “Trabalhamos também em conjunto com instituições parcerias, o que é importante no processo até mesmo de encaminhamento dos alunos para as possíveis vagas e oportunidades”, ressalta o Secretário.


1 / 3


Oportunidade

Dos cursos que estão sendo ministrados pelo Nucca, dois deles se destacam por estarem com turmas lotadas: para a função de Pintor e “Introdução à Administração Pessoal”, que engloba, por exemplo, técnicas de recursos humanos, jornada de trabalho, folha de pagamento e área administrativa.

O jovem Francisco Moreira Rodrigues, de 23 anos, é um dos alunos do curso. Ele mora no bairro da Estiva, em Louveira há 3 anos, vindo da cidade de Ipueiras, no Ceará. Em busca de emprego, ele afirma que Louveira é uma cidade de oportunidades. “Louveira é o melhor lugar para morar; aqui tem muita oportunidade para os jovens, e eu quero aproveitar. Já trabalhei como brigadista e em recepção, agora, estou aproveitando ao máximo o conhecimento deste curso, porque a área de administração é muito boa, e está me ajudando muito”, disse.

No curso de Pintor, a turma também está completa, com 10 homens e 4 mulheres. Uma das alunas é vendedora, Maria Pereira do Vale. Ela conta que já fez outros cursos pelo Nucca e que gosta muito de aprender. “Estou procurando uma oportunidade para complementar a minha renda, mas enquanto eu não consigo fazer ‘um dinheirinho’ vou estudando, aprendendo coisas novas. Já fiz vários cursos aqui e gosto muito”, disse a Maria Pereira do Vale.

Fonte:

Deixe seu comentário