Portal da Cidade Louveira

Exportação

Pequeno empresário tem só mais esta semana para se inscrever no Exporta SP

Participantes contarão com uma capacitação gratuita, oferecida pelo Governo de SP, e com acompanhamento por até 2 anos para que consigam exportar produtos

Publicado em 13/06/2022 às 15:37
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Terminam na sexta-feira, 17/06, as inscrições para o Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). Micro, pequenos e médios empresários e produtores rurais interessados em receber treinamento para acessar o mercado internacional devem se cadastrar pelo site da InvestSP.

De cada cinco empresas que participam do programa, que é gratuito e realizado por meio de plataformas online, pelo menos uma, em média, começa a exportar antes mesmo do término da capacitação, que dura quatro meses. E todas ainda contam com suporte da InvestSP por até dois anos. Um dos diferenciais do Exporta SP é que empresários de qualquer região do estado e de todos os setores de produção, de serviços e do agronegócio podem participar, inclusive startups.

O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e pela InvestSP para fortalecer os negócios de menor porte e a economia paulista como um todo, uma vez que o acesso ao mercado internacional não representa apenas ganho de faturamento, mas também aumenta a competitividade e acelera o desenvolvimento das empresas.

O treinamento aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e vendas são abordadas por especialistas da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA). Além das aulas coletivas, há também mentorias individuais nas quais se discute, por exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada negócio.

O programa já formou 355 empresas e outras 152 devem se formar em julho. A maior parte atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, saúde e vestuário. A seleção dos 150 participantes da próxima turma será feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional. Para mais informações, entre em contato com a equipe de promoção de exportações da Agência:

E-mail: spexport@investsp.org.br

Telefones: (011) 3100-0309 e (011) 3100-0395



Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico do Estado para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.

No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo.

Sobre a InvestSP

A InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) é uma organização social (OS) ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a porta de entrada de empresas que desejam se instalar ou expandir suas atividades no estado de São Paulo.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação, a agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios e presta assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Faz parte da missão da InvestSP incentivar as exportações de pequenas e médias empresas e fortalecer a presença dos produtos paulistas no mercado internacional. A agência mantém quatro escritórios no exterior - em Xangai, Dubai, Munique e Nova York - que auxiliam as empresas do estado em seus processos de internacionalização.


Fonte:

Deixe seu comentário