Portal da Cidade Louveira

Benefício

Decretada gratuidade no transporte público intermunicipal a partir dos 60 anos

Governo do Estado de São Paulo decretou a partir do dia 21 de janeiro o benefício da gratuidade por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal

Publicado em 23/01/2023 às 09:52
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

SP decretou a gratuidade no transporte público para pessoas com idade entre 60 e 65 anos. O benefício, anunciado hoje (21), passa valer em até 15 dias no território paulista.

A partir disso, os idosos terão gratuidade garantida por meio de bilhete eletrônico, de uso pessoal e intransferível, tanto no metrô, trens, VLT e nos ônibus intermunicipais.

No sistema metroferroviário (trens e metrô) e ônibus intermunicipal será utilizado o cartão TOP ou Bilhete Único. Para solicitar o cartão basta baixar o app ou realizar agendamento no site https://bit.ly/cartaotopidoso.

Atenção: caso a pessoa já tenha este documento, basta encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações ou terminais.


Como solicitar o transporte público para idosos no Cartão TOP

O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.

Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros. No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados por meio deste link, é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte:

Receba as notícias de Louveira no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário