Portal da Cidade Louveira

Educação musical

Projeto Guri oferece mais de 5 mil vagas para cursos gratuitos de música

As matrículas podem ser realizadas até 17 de fevereiro, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos

Publicado em 31/01/2023 às 10:53
Atualizado em

Projeto Guri (Foto: Divulgação)

O Projeto GURI – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – está com matrículas abertas até 17 de fevereiro. Ao todo são mails de 5.000 vagas na região de Jundiaí. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência. O projeto conta com apoio da CCR AutoBAn e Instituto CCR por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical. O Projeto Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente.

Nesta modalidade, as alunas e alunos podem optar por violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão e canto.

Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos:

  • certidão de nascimento ou RG (original e cópia);
  • comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar;
  • RG do responsável (original e cópia);
  • uma foto 3x4 recente;
  • comprovante de endereço para consulta.

A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada nas páginas do Guri na internet. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa. Confiram os polos pelo site http://www.projetoguri.org.br/polos-guri/.

O Projeto Guri é o maior programa de educação musical e inclusão sociocultural do Brasil, atendendo gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes em todo o Estado de São Paulo. Criado em 1995, é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e está presente em mais de 380 polos de ensino na capital, interior, litoral e Fundação CASA.

O Programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua. Complementando as atividades desenvolvidas na sala de aula, o Projeto Guri também oferece uma vivência cultural mais ampla por meio dos Grupos Infantis e Juvenis que, todo ano seleciona, por meio de audições, alunos e alunas que queiram aprofundar seus desafios artísticos.

Cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades, foram (e são) beneficiadas pelo Projeto GURI desde sua criação. Com o suporte oferecido pelo projeto, jovens e adolescentes encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia.

Confira a lista completa dos polos na região de Jundiaí:

Polo Regional Jundiaí

Cursos: clarinete, contrabaixo, coral, flauta transversal, fundamentos da música,
iniciação musical, metais, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete,
viola, violino, violoncelo
Telefone: (11) 4521-4607
E-mail: polo.jundiai@gurionline.com.br
Funcionamento do polo: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h; e das 13h30 às 17h30
Endereço do polo: Rua Barão de Jundiaí, 148, Centro - Jundiaí/SP


Polo Cabreúva

Cursos: cavaco, percussão, violão
Telefone: (11) 4409-3045
E-mail: polo.cabreuva@gurionline.com.br
Funcionamento do polo: segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30
Endereço do polo: Rua Paraíba, 928, Jacaré – Cabreúva/SP


Polo Vinhedo

Cursos: cordas agudas, cordas graves, madeiras, metais e percussão
Telefone: (19) 3876-5393
E-mail: polo.vinhedo@gurionline.com.br
Funcionamento do polo: segundas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30
Endereço do polo: Rua Monteiro de Barros, 101, Centro - Vinhedo/SP

Fonte:

Deixe seu comentário