Portal da Cidade Louveira

Espetáculo

Peça “Ser Tão de Origem” em Louveira

Apresentação para alunos de escolas públicas. Espetáculo aberto à comunidade (sujeito a lotação)

Publicado em 05/08/2019 às 23:47


Uma reflexão sobre a história de Jundiaí e região, a partir de textos poéticos e cômicos. Esta é a proposta da peça “Ser Tão de Origem”, apresentada pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. As sessões acontecem nesta quarta-feira (7) e na próxima (14) no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura de Eventos de Louveira, às 10 e às 20h, com entrada gratuita. As apresentações, destinadas a alunos de escolas públicas do município, também são abertas à comunidade. Os ingressos, quando disponíveis, podem ser retirados no local do evento.

O espetáculo “Ser Tão de Origem” foi inspirado na história de Jundiaí (chamada de Mato Grosso de Jundiahy ou Sertão de Jundiahy), município fundado em 1655 em uma área que hoje abrange dezenas de municípios da região. Por isso, ao contar a história de Jundiaí, automaticamente se fala também da história de outras cidades, como Louveira, Itupeva e Várzea Paulista, por exemplo. “Para este efeito ser maior, o texto não faz menção ao nome de nenhuma cidade; falamos apenas ‘cidade’ ou ‘terra’”, explica Tábata Makowski, uma das idealizadoras do projeto e responsável pela dramaturgia. 

“Ser Tão de Origem” propõe uma reflexão sobre a cidade que fundamos a cada dia, a partir de nossas ideias, nossas lutas, nossas obras. “O que mais nos interessa nesta peça não é fazer uma reconstrução histórica da fundação de Jundiaí e nem uma homenagem nostálgica aos seus possíveis fundadores; mas, sim, propor um chamado para o presente e o futuro, para nos conscientizarmos sobre o fato de que fundamos/construímos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas propostas, nossas lutas, nossas obras”, diz Caroline Ungaro, parceira de Tábata na concepção do espetáculo teatral. 

A produção “Ser Tão de Origem” foi contemplada no 3º Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. Até outubro, serão apresentados espetáculos para alunos de escolas públicas de Louveira, Itupeva, Jundiaí e Várzea Paulista. 

Serviço:

Peça “Ser Tão de Origem” em Louveira 

Apresentação para alunos de escolas públicas. Espetáculo aberto à comunidade (sujeito a lotação) 

Dias 7 e 14 de agosto

Horários: 10h e às 20h 

Local: Salão Eventos da Secretaria de Cultura - Estrada Miguel Bossi, s/n, Parque dos Estados, 

www.sertaodeorigem.wix.com/sertaodeorigem



Fonte:

Deixe seu comentário