Portal da Cidade Louveira

História louveirense

“Louveira: antes, durante e depois da Ferrovia” acontece no próximo sábado (20)

O passeio faz parte da programação da Cultura na Estação e tem como objetivo promover a ocupação e o reconhecimento dos espaços urbanos e rurais

Publicado em 19/05/2023 às 13:21
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, promoverá no próximo sábado (20) um passeio por diversas áreas de Louveira com o objetivo de promover a ocupação e o reconhecimento dos espaços urbanos e rurais de Louveira ao longo do tempo, valorizando a história local e as projeções da memória coletiva da cidade. O passeio faz parte da programação da Cultura na Estação.

“Nós estamos realizando um trabalho de valorização da história louveirense no Centro de Memória, que fica na Subestação, e é sempre importante olharmos para trás e sabermos para onde estamos indo. Nos orgulhamos da história da nossa cidade e precisamos deixá-la registrada, no Centro de Memória e na mente do coletivo” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

O passeio tem um número limitado de vagas e quem se interessar deverá realizar a inscrição antecipadamente, o formulário de inscrição pode ser acessado, clicando aqui.


Com duração de duas horas e início previsto para às 10h, os pontos de visitação serão:

1 - Estação Ferroviária de Louveira

A Estação Ferroviária de Louveira faz parte do Complexo Ferroviário de Louveira, um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e faz parte do primeiro trecho construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, conhecidos pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.

2 - Casas dos trabalhadores da CIA Paulista

As Casas dos Trabalhadores da CIA Paulista é um conjunto habitacional de casas construídas para trabalhadores ao longo das vias férreas, o local tem uma importância histórica pela relação da formação da história dos trabalhadores da cidade e ferrovia, destacando a relevância arquitetônica existente em poucos locais no país.

3 - Fazenda Santo Antônio

A Fazenda Santo Antônio foi construída durante o século XIX, contendo casa principal e secundária de arquitetura colonial, trilhas, espaços, estrada de acesso à grandes rodovias, dentre outras construções.

4 - “Cemitério de Escravos”

Território com construções em taipas e escavações semelhantes de covas. Localizada nas terras da Fazenda Conceição do Barreiro, é intitulada como cemitério de escravos por meio de história oral, mas sem comprovação documental.

5 - Igreja e Rio Capivari

Região localizada às margens do Rio Capivari, onde tem início a ocupação da cidade e com a primeira Paróquia de Louveira. No território também tem diversas casas com característica arquitetônicas do início do século XX, formando um conjunto habitacional que relaciona ações culturais (Igreja), ambientais (Rio Capivari) e sociais (Habitações).

6 - Subestação de Energia

Construída em 1921, a subestação era responsável pela geração de energia elétrica para o trecho Campinas-Jundiaí, parte da Estação Louveira e também faz parte do Complexo Ferroviário de Louveira, um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

“Vamos realizar um roteiro histórico pela cidade de Louveira. O percurso consiste em uma reflexão sobre a ocupação da cidade ao longo do tempo. Em cada espaço, realizaremos uma mediação para refletir sobre os diversos agentes sociais, que constroem a história da cidade.” comentou Jean Camoleze, Historiador e pesquisador do Centro de Memória e responsável pelo passeio.



A Cultura na Estação acontece neste sábado (20) na Estação Ferroviária de Louveira, localizada na Rua 21 de Março, Vila Pasti.



O evento começa às 9h e contará com feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e outras atrações culturais.

Confira abaixo mais atrações:

9h - CAMPANHA DO AGASALHO

Esta edição começará mais cedo por um motivo especial: Dia D da Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade. A Praça da Bica e a Estação Ferroviária serão pontos de arrecadação de agasalhos, roupas e cobertores. A coleta acontecerá de forma Drive-Thru das 9h às 17h, CLIQUE AQUI para mais informações.

11h - BANDA CORPORAÇÃO MUSICAL PROGRESSO LOUVEIRENSE

Às 11h, acontece a apresentação da Banda Corporação Musical Progresso Louveirense, que foi fundada por famílias tradicionais louveirenses em 1927 com o nome “Banda Santo Antonio” para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. Em 1981 oficializou-se o atual nome e atualmente a banda é regida pelo maestro Maycon Paiva, pelo assistente Simey Ferreira, composta por 45 músicos e integrantes de apoio.

14h - LANÇAMENTO “A JORNALISTA” POR MARCELO VIEIRA

Às 14h, acontece o lançamento do livroA Jornalista” do escritor Marcelo Vieira. O livro conta a história das últimas 24 horas de Cristina, mostra a luta de uma jornalista depressiva que passou sua vida tentando desvendar o assassinato de sua mãe por seu próprio pai e cai em uma armadilha fatal que mudará todo seu destino. O autor estará presente para um bate papo e vendas do livro.

16h - FERNANDO SOUSA "SOMDUBOM"

Fernando Sousa já integrou a banda de reggae louveirense “Malana” mas agora segue em carreira solo com o projeto “SOMDUBOM”. Neste Projeto, Fernando traz toda musicalidade brasileira, chamada de “brasilidades” com um repertório variado entre samba, samba rock, reggae, forró, rock, rock 'n roll, pop rock entre outros.

18h15 - FLASHBACK: PASSINHO DA GARAGEM

Já às 18h15, o Flashdance toma conta da Estação Ferroviária. O grupo “Passinho de Garagem” estará trazendo diversas hits para todo mundo dançar, o grupo foi fundado por Lurdinha com um grupo de sete amigos, a fundadora conta que sempre foi apaixonada pelo estilo e saiu pela região espalhando esse amor, já que atualmente o grupo conta com mais de 40 participantes.

20h - BANDA AMAZAI (REGGAE)

Em comemoração ao dia do Reggae, que é celebrado no dia 11 de maio, a Cultura na Estação será finalizada por um grande show da banda Amazai.

Além das apresentações citadas, o evento conta com uma feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e outras atrações culturais que serão divulgadas em breve. A Cultura na Estação acontece na Estação Ferroviária de Louveira, das 9h às 22h.

Fonte:

Deixe seu comentário