Portal da Cidade Louveira

Acontece em Valinhos

Festival de música independente com Inscrições Gratuitas para artistas

A quarta Edição do Rolê Autoral está com inscrições abertas para a seleção de 20 artistas independentes para apresentações em abril

Publicado em 03/02/2023 às 15:14
Atualizado em

Reprodução

O Brasil é um dos maiores consumidores de música. De acordo com a Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por hora são reproduzidas 360 milhões de músicas em plataformas de streaming. Só o Spotify, no primeiro trimestre de 2022, somou mais de 578 bilhões de minutos de reproduções. O que impulsiona esse mercado é a entrada de novos artistas, plataformas de streaming e eventos como o Rolê Autoral, festival de música independente, de movimento de resistência a massificação cultural e que abre as portas para novos talentos na indústria fonográfica.


Ter pessoas olhando e incentivando é o que realmente faz qualquer projeto acontecer e crescer, e esse é o objetivo do Rolê Autoral com o mercado musical do Brasil, criar um elo de união através da música, disse Deyvid Santos, musicista e fundador do Festival que levará muito som para a cidade de Valinhos, no interior de São Paulo.

A quarta edição do Rolê Autoral ocorrerá em 08 de abril, e será a oportunidade para que 20 artistas mostrem os seus trabalhos. O processo de seleção já iniciou, e como nas edições anteriores, se mantém com inscrições gratuitas para músicos independentes que queiram apresentar suas composições.


Queremos reunir músicos independentes para fortalecer a cena autoral, construir um elo entre artistas regionais e que eles tenham motivações para apresentarem suas composições para o público regional e expandir nacionalmente. Passarem pela experiência de serem assessorados, de ter contato mais próximo com a dinâmica de um estúdio e uma agenda de ensaios, concluiu Deyvid.

Mesmo sendo um Festival Independente, sem verba governamental, a organização do Rolê Autoral conta com a parceria do bar Saudosa Maloca e segue padrões de seleção de grandes festivais. O processo de inscrição encerra em 05 de fevereiro, e inclui a análise de material musical do inscrito, currículo artístico e a desenvoltura do cantor (a) na hora de soltar a voz, além, claro, de outros pontos que os organizadores acham primordial para manter a qualidade do Festival. Mas, passando por essa fase mais criteriosa, os artistas seguem para o momento de fazer o som. Para isso, recebem de forma gratuita uma consultoria musical através de reuniões online, encontros para ensaio e o auxílio da equipe de comunicação e marketing para se promoverem nos meios digitais.


Para os cantores que desejam gravar ou regravar suas músicas, o Rolê Autoral conta com o apoio da Txai Records, produtora musical, que oferece todo o auxílio aos artistas através de captação de áudio, sonorização e gravação de som com novos arranjos instrumentais. O que rendeu ao artista um material mais profissional para que possa compartilhar em seus canais e incorporar no currículo musical.


O Rolê Autoral é isso, proporciona uma experiência marcante para o público e participantes. Dá mais visibilidade para os artistas locais que amam a música, que compõem, que acreditam no seu projeto e correm atrás da divulgação dos seus trabalhos, disse Carlos Nussler, baixista e também Co-fundador.

E não tem problema se o cantor for solo, sem banda para acompanhar o vocal. Cada cantor fará sua apresentação com a banda fixa do próprio Festival. O Rolê Autoral conta com guitarrista, baixista e baterista, uma banda única para vários artistas, e até por isso a importância do ensaio, para que todos estejam em sintonia no dia das apresentações.

Para quem pensar que para por aqui, para 2023, além de realizarem o Festival em Valinhos, os organizadores planejam levar Rolê Autoral para demais cidades e estados do Brasil. “Acreditamos no potencial de muitos artistas, e as edições anteriores provaram quantos músicos talentos temos. Queremos abrir espaço para que cada vez mais artistas possam mostrar os seus trabalhos, sair dos bastidores e ocupar o palco não só do Rolê Autoral, mas de muitas casas de shows e espaços culturais”, disse Ariane Gomes, uma das co-fundadoras do Festival e Diretora de Criação e Marketing do Festival.

Para participar é necessário acessar a página https://roleautoral.onepage.me, conferir as regras e responder as perguntas do formulário, assim como enviar o material artístico, através do formulário de inscrição.

SERVIÇOS:

Data do evento: 08/04/2023
Local: Bar Saudosa Maloca (Dr. Marino Costa Terra, 2341, Valinhos, São Paulo)
Horário: 16h00
Inscrições abertas: a partir de 13/01/2023
Encerramento: 05/02/2023
Ingresso para o público: ainda sendo definido pela organização e será divulgado em breve na página oficial do Instagram @roleautoralproducoes.

Deixe seu comentário