Portal da Cidade Louveira

Festa

Festa da Uva de Jundiaí será realizada em janeiro e fevereiro de 2020

Evento deve reunir 200 mil pessoas

Publicado em 31/12/2019 às 06:40

Festa da Uva é um marco no calendário da cidade por homenagear o plantio da fruta na região e os agricultores locais

A 37ª edição da Festa da Uva de Jundiaí, que completa 85 anos, e 8ª Expo Vinhos, é uma realização da Associação Agrícola do município, com apoio da Prefeitura da cidade. Nesta edição da festa tradicional, a expectativa é de um aumento de 10% na venda de frutas em relação à edição de 2019, com público estimado de 200 mil pessoas. 

Além disso, o número de entidades assistenciais beneficiadas passará de 24 para 32, neste ano. Conhecida no Brasil como um dos principais eventos agrícolas, a Festa da Uva é um marco no calendário da cidade por homenagear o plantio da fruta na região e os agricultores locais. 

Programação

As crianças serão o foco, e a programação estará repleta de atrações culturais e brincadeiras especialmente preparadas para elas. Já os adultos poderão relembrar a infância com atividades como o xadrez e a amarelinha, por exemplo.

A abertura oficial acontece dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 18h, e o evento se estende até a primeira semana de fevereiro. Em paralelo, no mesmo espaço, acontece a 8ª Expo Vinhos.

Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, cortejos e atrações circenses, workshops enogastronômicos e, também, a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que ocorrerá todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação, resgate e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália.

Durante toda a festa, vinte atores representarão a história do surgimento da uva Niagara Rosada, que é oriunda de Jundiaí e a protagonista da festa.

O fato desta edição destacar o universo lúdico da infância tem motivo: a cidade é a primeira do Estado e a segunda no País, logo após Boa Vista (RO) a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, que contempla os programas “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” que têm como objetivo a implementação de políticas públicas que valorizam o protagonismo nas tomadas de decisões que reforçam a importância do ato de brincar.

SERVIÇO

37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos

Datas: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro de 2020 

Horários: Quinta-feira (16), às 18h; Sextas-feiras, das 18h às 22h; Sábados, das 10h às 22h; Domingos, das 10h às 21h. 

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, Av. Jundiaí, S/N

Entrada: Gratuita 

Ação solidária: doe 1 quilo de alimento não perecível 

Mais informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou em https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

Fonte:

Deixe seu comentário