Portal da Cidade Louveira

Carnaval

Carnaval de Louveira agrada foliões e expectadores

Confira todos os detalhes do desfile das Escolas de Samba deste sábado (2)

Publicado em 03/03/2019 às 01:15
Atualizado em

Ala Infantil representa o Frevo na GRES Império Paulistana (Foto: Raquel Santos)

Bateria da GRES. Tradição representa os Flinstones (Foto: Raquel Santos)

GRES Chiuaua fala sobre a cultura Louveirense e o time Ferrô (Foto: Raquel Santos)

Vila Pasti relembra as Arábias com o desenho Aladdin (Foto: Raquel Santos)

Arquibancada lotada na Avenida José Niero (Foto: Raquel Santos)

Neste sábado (2) aconteceu a primeira noite dos Desfiles das Escolas de Samba de Louveira. Os Gres. Tradição, Império Paulistana, Chiuaua e Vila Pasti fizeram a alegria dos expectadores que preencheram as arquibancadas da Avenida José Niero.

 

A estrutura e a segurança do Carnaval foram elogiadas pelos presentes na noite deste sábado. Marina Forato, componente da Gres. Tradição ressalta que o ambiente do carnaval de Louveira transmite segurança à que prestigia e que isso é um privilégio da cidade de Louveira. "É um carnaval super sadio, familiar que é importante. Muitos estão aqui com seus filhos, com a sua família então você pode vir tranquilamente. A Guarda Municipal faz todo o processo de cuidar das pessoas corretamente, é excelente. É algo que não existe em outros lugares"

 

A foliã Maria Julia Steck afirma que vai todo ano prestigiar o desfile e ver seus pais na Avenida. Para ela, a divulgação ainda não alcança muitas pessoas e a qualidade do desfile deveria ser conferida por mais expectadores "Eu acho que deveria ter mais divulgação porque é muito legal, é muito bem organizado. Acho que deveria ter mais gente prestigiando".

 

Estrutura e Segurança

 

Os expectadores do desfiles puderam contar com arquibancadas seguras e reforçadas, que protegeram a população da forte chuva que caiu por volta das 21h30. O local também contou com uma variedade de foodtrucks em uma ampla área de alimentação coberta, que ampliou de tamanho em relação ao ano passado.

 

A estrutura foi garantida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que também cuidou da parte elétrica bem como a iluminação, holofotes, limpeza.  Segundo o Secretário Humberto Monteiro, todos os funcionários são devidamente capacitados para o serviço e toda a estrutura possui  os devidos licenciamentos. 

  


A Prefeitura também garantiu a segurança da população com a assistência da Brigada de Incêndio e de Viaturas da Guarda Municipal, tanto no local do desfile quanto nas regiões próximas. A Polícia Militar também estava realizando o patrulhamento.

 

Desfiles

 

"Hanna & Barbera  - Dos estúdios de animação à avenida com a Tradição”

 

A primeira escola a entrar na Avenida foi a Gres. Tradição, com a sua homenagem aos Estúdios Hanna & Barbera, criadores de desenhos como Flinstones, Corrida Maluca e Tom & Jerry. A comissão de frente da Escola ficou caracterizada pela série Jeanie é um Gênio e a bateria ficou por conta dos Flinstones, com a Rainha da Bateria fantasiada de Pedrita.


 O Mestre-Sala e a Porta Bandeira de Casal Jeston e iluminaram a avenida com a luz de led (Foto: Raquel Santos)


CONFIRA AQUI AS FOTOS DO DESFILE DA GRES TRADIÇÃO


As componentes da ala da bateria da Tradição, Regiane da Silva Ribeiro e Sirlene Joseva da Silva afirmam que para elas a bateria é a alma desfile. Regiane afirma que a única coisa que falta no Carnaval de Louveira é o respeito um pelo outro e a limpeza por parte da população. Já Sirlene comenta que falta muito a orientação dos pais das crianças para respeitar quem está desfilando "Ainda bem que esse ano não teve o spray. Mas a molecada joga uns confetes na nossa cara no meio do desfile. Os pais tinham que orientar. Eles tinham que respeitar" afirma.

 

Neste ano, a Prefeitura de Louveira proibiu o uso e a comercialização conhecidas como Espuminhas de Carnaval em qualquer evento na cidade, alegando causar danos à saúde.

 

O casal José e Ariane Steck desfilam com a Tradição desde 2008. José afirma que o carnaval melhorou muito com o tempo e que no começo o clima de competição entre as escolas era muito forte e não havia incentivo da Prefeitura. "Esse ano está muito legal, os blocos foram legalizados, todo mundo tem CNPJ e presta conta tudo certinho. Nós sofremos muito mais antes".

 

Para Ariane, a emoção de desfilar na Avenida é tão grande que até a timidez fica de lado. "Quando a bateria começa a tocar, aquilo começa a arrepiar, dá uma emoção, é muito bom vale a pena."

 

"Hoje é dia de festa meu nordeste é só emoção, puxe o fole sanfoneira que essa história vai virar canção"

 

Com o intuito de trazer um carnaval diferente para Louveira, a estreante Império Paulistana trouxe a temática do Nordeste para a Avenida José Niero, celebrando a cultura, a gastronomia e o povo trabalhador e batalhador. Mesmo no período em que a chuva estava mais forte durante a noite, a escola fez bonito e animou muitos foliões que curtiram mesmo embaixo de chuva.



 

CONFIRA AS FOTOS DO DESFILE DA GRES PAULISTANA AQUI


Para Márcia Martins do Nascimento, componente da bateria, a escolha do tema foi pensando em homenagear as pessoas do nordeste que muitas vezes são esquecidas. "A gente veio pra lembrar as pessoas que existe lá um povo irmão também que faz parte da nossa nação".


 Márcia à esquerda junto com seus companheiros de bateria (Foto: Giullia Sampaio)


"Louveira, sua cultura e os cinquenta anos de Ferrô"

 

A Gres. Chiuaua foi a terceira escola a entrar na Avenida e ainda embaixo de chuva, fez bonito homenageando o time "Ferroviária".  Um dos fundadores do Ferroviário Futebol Clube, o Sr. Chico Adão e também o atual diretor do time, Joaquim foram homenageados em destaque nos carros alegóricos.


A Corte da Festa da Uva de Louveira também marcaram presença em um dos carros, celebrado a cultura louveirense.




CONFIRA AS FOTOS DO DESFILE DA GRES CHIUAUA AQUI

 

Nayra Jaine conta que a Chiuaua é uma paixão e que desfila pela escola desde criança. Agora que está estudando percussão, aproveita este momento no desfile para praticar e também para ter este sentimento de família que a Escola de Samba oferece.


 

Para ela, o Carnaval de Louveira deveria ter menos rivalidade. " O nosso carnaval é pequeno e quanto mais amizade a gente tiver entre os blocos eu acho que é melhor e mais saudável. "

 



“Quem sentiu saudades verá, o carnaval das Arábias passar”.

 

A Vila Pasti "ressurgiu" na avenida este ano e foi a última escola a desfilar. Por não ter desfilado ano passado a escola escolheu a "Fênix" para representar o carnaval deste ano, que simboliza persistência e esperança. A Vila Pasti também representou os famoso personagens das Arábias.



As crianças vestidas de leão representam o futuro da Vila (Foto: Raquel Santos)


CONFIRA AS FOTOS DO DESFILE DA GRES. VILA PASTI AQUI

 

Vanda Costa Estabile foi destaque nesse ano e segundo ela, também assumiu a diretoria como um compromisso para que a Vila Pasti voltasse a desfilar. Ela conta que no último desfile, a Vila não desfilou pro problemas de documentação.


Vanda desfila pela Vila Pasti há mais de 40 anos e começou como rainha de bateria.  Para ela, é um orgulho fazer parte da Vila.


Vanda Estabile / Destaque na Vila Pasti

Vila é orgulho

"Só de te falar já me arrepia eu adoro a avenida! Eu adoro desfilar na escola de samba, eu me transformo! Se eu tiver na minha casa, ouvir tocar e eu não tiver saindo, eu choro. Se eu estiver assistindo sem poder desfilar eu choro, Eu tenho que estar desfilando na avenida, adoro."

Vanda Estabile / Destaque na Vila Pasti

Vanda acredita que a prefeitura de Louveira tem um diferencial muito grande dos outros municípios. "Eu acredito que ela esta fazendo o melhor dela, ajudando, uma estrutura excelente de avenida e incentiva e valoriza esta cultura.".


Programação para o dia 4


Nesta segunda (4) os desfiles continuam na Avenida José Niero. A partir das 20h você pode conferir a alegria e o samba de cada escola de samba.


 Dia 4, segunda-feira:
1.ª: 20h às 20h50 - Império Paulistana
2.ª: 20h50 às 21h40 - Tradição
3.ª: 21h40 às 22h30 - Vila Pasti
4.ª: 22h30 às 23h20 - Chiuaua

Food Folia

Do dia 2 a 5, uma área de alimentação será instalada na Rua 21 de Março, atrás da Estação Ferroviária. Já nos dias 3 e 5, bandas de carnaval animam o Food Folia a partir das 18h.

Fonte:

Deixe seu comentário