Portal da Cidade Louveira

Momento de diversão

A rede municipal de ensino terá sessões exclusivas do circo “Family Cirkus”

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Eventos

Publicado em 04/05/2023 às 13:38
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A presença do “Family Cirkus” na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui tem sido um sucesso entre o público, não apenas por parte das crianças, mas também de jovens e adultos. E pensando em ampliar a oportunidade para que ainda mais crianças possam prestigiar o espetáculo circense, a Prefeitura de Louveira, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Eventos, garantiu sessões exclusivas para os alunos da rede municipal de ensino, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental. As sessões começam a partir de amanhã, 4 de maio, e seguem até semana que vem, somente nos dias de semana. Os alunos serão divididos em duas sessões, uma no período da manhã e outra à tarde.

“Esta é uma iniciativa muito bacana porque, mesmo as apresentações sendo gratuitas, muitos pais não têm condições de levar as crianças por um motivo ou outro. E por meio das escolas, todas as crianças terão a oportunidade de assistir ao espetáculo; elas vão acompanhadas pelos educadores, com toda segurança. Vai ser um momento muito divertido para as crianças, mas também um momento de aprendizado sobre inclusão, porque as apresentações tratam também sobre a realidade do autismo, com o artista circense ‘Lukinha, o Autista Artista. Então vai ser muito positova essa ação das crianças no circo”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Nesta quinta-feira (4) os primeiros alunos a prestigiarem o circo são das escolas Frederico Pagotto e Ângelo Argenton Filho. Na sexta-feira (5) será a vez dos alunos dos CEIL Centro e Melissa Sicalhoni. E as sessões exclusivas continuam nas próximas semanas. Na segunda-feira (8) prestigiam o circo as crianças das unidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Pasti, da José Odair Montelatto, Pereira Dutra e Melissa Sicalhoni. No dia 9, terça-feira, é vez do CEIL Bairro e José Odair Montelatto. E na sexta-feira (12) é a vez das crianças da EMEF Odilon Leite Ferraz e do CEIL Centro.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que as sessões exclusivas são uma ação diferenciada e que, a partir dela, também é possível trabalhar conteúdo pedagógico com as crianças e, em especial, promover a socialização entre elas. “O circo é um ambiente que encanta adultos e crianças, mas este é um espetáculo ainda mais especial por conta de incluir o personagem Lukinha, que ensina a todos que os autistas são capazes de se desenvolverem e de conviverem com as demais crianças no ambiente escolar e fora dele”, disse a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.



As sessões também acontecem nos dias 15 e 16 de maio.



No dia 15 prestigiam o espetáculo as escolas:

  • CECI Herdeiros do Futuro;
  • CECI Paraíso do Saber;
  • EMEI Prefeito Nicolau Finamore;
  • CEIL Aparecida Eufrasia Guisalberte Yembo;
  • CECI Pica-Pau Amarelo;
  • José Odair Montelatto;
  • CECI Mundo Maravilhoso.

Na próxima terça-feira (16) o último dia de apresentações para as crianças das escolas, prestigiam os alunos das unidades:

  • CECI Pequenos Brilhantes;
  • Vice-Prefeito Pedro Miqueletto;
  • CEIL Bairro;
  • CECI Chapeuzinho Vermelho.

Além da participação do artista circense ‘Lukinha, o Autista Artista’, o circo traz muita diversão com malabarista, acrobata, equilibrista, bambolês e palhaços e os personagens infantis mais amados pelas crianças como Peppa, patrulha canina, bolofofos, boneca LOL, entre outros. Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Eventos.

Inclusão

O passeio ao circo soma-se às demais ações humanizadas realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A rede municipal de ensino de Louveira possui uma grade multidisciplinar bastante estruturada e foca especialmente na inclusão dos alunos para fortalecer a humanização da educação. Para tanto, o município oferta atendimento psicossocial nas escolas, por meio da equipe profissional do Núcleo PertenSer, com psicólogos, assistentes sociais e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para as crianças com necessidades especiais.

Fonte:

Deixe seu comentário