Portal da Cidade Louveira

medidas preventivas

Operação Estiagem 2023 segue trabalho constante em Louveira

O foco é nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas

Publicado em 24/05/2023 às 13:15
Atualizado em

Reprodução

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, segue realizando um trabalho constante da Operação Estiagem 2023. O foco é nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas neste período. A Operação Estiagem segue até 30 de setembro.

Na última semana, 15 representantes do município participaram da oficina preparatória da operação em Piracicaba, desenvolvida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Foram realizadas duas palestras para abordar a Operação Corta-Fogo, além de ensinamento sobre equipamentos de proteção individual, conhecimento do combate direto a incêndios e seu uso adequado, conhecimento sobre os tipos de combate indireto a incêndios florestais e técnicas de condução de equipamentos de combate a incêndios florestais.

Os períodos de maior ocorrência de incêndio em vegetação em São Paulo ficam entre os meses de junho e outubro. Os fatores que mais contribuem para esse tipo de evento são: as queimadas agrícolas, a soltura de balões no período de festas juninas e o clima seco com ventos frios. Além disso, este período é marcado pela queda brusca na quantidade de chuvas, o que pode causar desabastecimento de água na cidade, caso não haja campanhas de conscientização do uso consciente da água. Na última sexta-feira (19), Louveira completou 30 dias sem chuva, o último registro no município foi no dia 18 de abril, com 35,7 mm. Este mês de maio é o mais seco desde 2020 no Brasil.

Também é uma época na qual as doenças respiratórias tendem a aumentar. Devido a diminuição da URA - Umidade Relativa do Ar, é preciso tomar muito cuidado com os eventos realizados em ambientes abertos, nos dias em que a URA estiver abaixo de 20%. Na última semana, a média mínima foi de 34,1% estando ainda dentro do estado de OBSERVAÇÃO, já a média máxima estando em 90,1%. A média geral de temperatura foi de 16,5°C, enquanto a média mínima foi de 8,5°C e a máxima de 24,5°C.

1. Dicas em relação a incêndios.

Com a chegada da estiagem, é importante que a população de Louveira esteja ciente dos cuidados que devem ser tomados para prevenir incêndios e preservar a natureza. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Evite acender fogueiras: Durante a estiagem, o clima seco aumenta o risco de incêndios. Por isso, evite acender fogueiras, principalmente em áreas próximas à vegetação.

  • Não jogue lixo em locais inadequados: O lixo pode acumular e causar fogo em terrenos baldios ou áreas próximas à vegetação. Descarte sempre seu lixo em locais adequados, como lixeiras públicas ou aterros sanitários.

  • Não solte balões: Soltar balões é crime, a pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

  • Não faça queimadas: Queimar lixo, folhas secas e outros resíduos é proibido por lei e pode causar grandes incêndios.

  • Mantenha a vegetação limpa: Se você possui um terreno, é importante mantê-lo limpo e livre de entulhos, pois isso reduz o risco de incêndios.

  • Esteja atento: Fique sempre atento às condições climáticas e ao risco de incêndios na região. Se perceber alguma atividade suspeita, avise as autoridades imediatamente.
  • Colabore com as autoridades: Em caso de incêndio, colabore com os órgãos de segurança pública e siga as instruções de evacuação.

Com essas dicas simples, é possível evitar incêndios e preservar a natureza em Louveira. Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor forma de evitar desastres.

 2. Dicas em relação ao Uso consciente da água.

Além dos cuidados com a prevenção de incêndios, é importante também manter uma rotina saudável e responsável com relação ao consumo de água durante a estiagem. Aqui estão algumas dicas importantes para a saúde e o consumo consciente de água:

  • Hidrate-se: Durante a estiagem, é importante manter-se hidratado. Beba pelo menos dois litros de água por dia, de preferência em pequenas porções ao longo do dia.

  • Evite desperdícios: A água é um recurso valioso e escasso, por isso evite desperdícios. Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Verifique se não há vazamentos em torneiras e chuveiros.

  • Reutilize a água: Reutilize a água utilizada na lavagem de roupas e limpeza da casa para regar plantas e hortas.

  • Tome banhos rápidos: Tomar banhos rápidos, com no máximo 5 minutos, pode ajudar a economizar água.

  • Use a água da chuva: Aproveite a água da chuva para regar plantas e hortas ou até mesmo para lavar o carro.

  • Evite o consumo de água engarrafada: O consumo de água engarrafada gera muitos resíduos plásticos. Prefira beber água da torneira, filtrada ou tratada.

  • Mantenha uma alimentação saudável: Durante a estiagem, a alimentação deve ser leve e saudável. Consuma frutas, verduras e legumes que possuam alto teor de água para manter a hidratação do corpo.

Seguindo essas dicas, é possível manter uma rotina saudável e consciente com relação ao consumo de água em Louveira. Lembre-se sempre de que a água é um recurso finito e deve ser preservado para as gerações futuras.

3. Dicas em relação aos cuidados com a saúde.

Durante o período de estiagem, as doenças respiratórias se tornam mais comuns devido ao ar seco e a poeira. Algumas das doenças respiratórias mais comuns nessa época incluem:

  • Asma: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que pode ser agravada pelo ar seco e poeira.

  • Rinite alérgica: A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal que pode ser desencadeada por poeira, ácaros e outros alérgenos.

  • Bronquite: A bronquite é uma inflamação das vias respiratórias que pode ser agravada pelo ar seco e poluição.

  • Pneumonia: A pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e pode ser agravada pelo ar seco.

  • Para se proteger dessas doenças respiratórias durante a estiagem, é importante tomar algumas medidas simples:

  • Hidrate-se: Beba bastante água para manter as vias respiratórias hidratadas.

  • Evite aglomerações: Evite locais com grande aglomeração de pessoas, pois isso pode aumentar o risco de infecções respiratórias.

  • Mantenha a casa limpa: Limpe a casa regularmente, removendo poeira e ácaros que podem causar alergias e irritações respiratórias.

  • Use umidificador de ar: O uso de umidificador de ar pode ajudar a manter as vias respiratórias hidratadas e prevenir irritações.

  • Use máscara: Use uma máscara quando estiver em locais com grande aglomeração de pessoas ou quando estiver em contato com poeira e fumaça.

  • Ventile a casa: Mantenha a casa bem ventilada para reduzir a concentração de partículas suspensas no ar.

  • Evite a exposição à fumaça: Evite exposição à fumaça de cigarros, queimadas e outros poluentes atmosféricos.

Ao seguir essas dicas simples, é possível reduzir o risco de doenças respiratórias durante a estiagem e manter a saúde respiratória em dia.

Fonte:

Deixe seu comentário