Portal da Cidade Louveira

Operação verão

Louveira segue com ações durante período de fortes chuvas do Verão

Objetivo da ação é agir sobretudo na prevenção e ações emergenciais causados por fortes chuvas que acontecem no verão até o final de março

Publicado em 24/01/2023 às 12:57
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Louveira)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, em parceria com todas as secretarias do município, continua com a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. A ação tem o objetivo de diminuir os prejuízos causados pelas fortes chuvas no Verão, que seguem até o final de março.

A Operação Verão é realizada em todos os municípios do Estado, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. O Plano de Contingência, que tem como objetivo preparar a cidade para esses eventos, cria uma estrutura operacional e de ação integrada para o caso de emergências como enchentes, inundações, deslizamentos ou outros incidentes na cidade.


Temos trabalhado dia e noite, de forma preventiva e até em situações emergenciais, sobretudo neste período em que fortes chuvas tem atravessado nossa região, complementa o prefeito Estanislau Steck.

Essa estrutura fica responsável por acionar os diversos serviços da Prefeitura para atendimento em casos de ocorrências, incluindo desde questões de limpeza, segurança, obras e logística até os serviços de saúde e assistência social, entre outros.

A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas.



Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.



Na última semana, nos dias 17 e 18 janeiro, diversos danos foram causados pelo vendaval com chuvas intensas, como alagamento e queda de árvores e postes na região central da cidade. A Defesa Civil registrou em vários bairros da cidade, com maior incidência pela área central, queda de 15 árvores e 6 postes de energia. Em 72 horas foi registrado um total de 36,8 mm de chuvas, que não causa grandes impactos. Os danos foram gerados principalmente pelo forte vento.

Com a colaboração das outras Secretarias incluídas na Operação Verão, a Divisão de Defesa Civil de Louveira respondeu rapidamente a situação e pôde realizar as ações de contenção de danos, como limpeza dos locais afetados, corte de grandes árvores, trabalho de restabelecimento de energia elétrica e obstrução de trânsito de veículos ou a saída de moradores de suas residências.



A Defesa Civil alerta que as operações também necessitam da ajuda da população, principalmente em situações de chuvas e raios onde é de extrema importância que os moradores tenham clareza dos riscos.



Saiba como ajudar:

  • Não jogando lixo nas ruas, córregos ou rios;

  • Mantendo sempre quintais e bueiros limpos para as águas das chuvas escoarem mais rapidamente;

  • Mantendo ralos e calhas desobstruídos;

  • Não bloqueando a passagem das águas que vêm das casas acima da sua; - Embalando bem o lixo, acondicionando os sacos em locais altos, como caçambas e lixeiras;

  • Prevenindo parentes, amigos e vizinhos para que em caso de chuva intensa só saia de casa se for mesmo muito necessário;

  • Não dirija em ruas alagadas;

  • Se for necessário atravessar algum trecho inundado, verifique se a água está até a metade da roda. Se sim, você tem condições mínimas de dirigibilidade. Caso contrário, há possibilidade de o veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada;

  • Se o nível da água atingir a parte inferior da porta do seu veículo, abandone-o imediatamente e vá para um local seguro; - Não estacione debaixo de árvores ou postes de energia;

  • Evite se aproximar de ônibus e caminhões, veículos grandes podem levantar mais a água;

  • Evite áreas sob risco de deslizamento.

Serviço

A Defesa Civil disponibiliza um serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades ou outros eventos climáticos.



O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.



Para ter acesso, o morador deve realizar o cadastramento enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.



O serviço é gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem.



Em caso de emergência ligue para Guarda Militar pelos números 153 ou (19) 3878-1512.

Fonte:

Receba as notícias de Louveira no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário