Portal da Cidade Louveira

cursos gratuitos

Louveira oferece Oficina Cultural de Violino no Bairro Santo Antônio

As aulas acontecem toda sexta-feira na Casa da Cultura

Publicado em 23/05/2023 às 13:13
Atualizado em

(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Louveira tem realizado semanalmente um reforço sobre as Oficinas Culturais que são realizadas na cidade e oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Eventos. Nesta semana, o destaque é a Oficina de Violino.

“Em Louveira, o que incentivamos é a participação nas diversas atividades culturais que resultam em artistas talentosos. Temos diversas bandas atuantes na nossa cidade, Progresso Louveirense, BAMALO e outras, uma variedade de artistas e para nós é de extrema importância esses artistas, que também elevam o nome da nossa cidade. Por isso, investimentos em diversas oficinas musicais para desenvolver novos talentos”, comentou o Prefeito Estanislau Steck.

As aulas de Violino acontecem toda sexta-feira, com turmas no período da manhã das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h e à tarde as turmas são de 13h às 14h30, 14h30 às 16h, 16h às 17h30 e 17h30 às 19. Todas as aulas acontecem na Casa da Cultura, localizada na Rua das Rosas, 233, no Bairro Santo Antônio.

O professor Filipe Cardoso é o responsável por ministrar as aulas de violino para 25 alunos, atua nas Oficinas Culturais de Louveira desde 2015 e conta um pouco sua trajetória na música, começou a estudar violino aos 10 anos de idade, na igreja que frequentava e depois decidiu por estudar fora com maestros e até mesmo no Instituto Baccarelli e continua estudando até hoje. Filipe conta que já tocou em cameratas, em orquestras juvenis, e também participou de festivais, sendo o mais famoso o festival de Gramado. “De tempo de instrumento, eu acho que já tenho uns 26 anos, de músico. Tive experiência com aulas coletivas, que no caso aqui é oficina, os cursos e aulas particulares” contou o Professor de Violino Filipe Cardoso.


1 / 5


Já entre os alunos, temos um começo semelhante. Cláudio Henrique conta que foi na igreja que se apaixonou pela música e decidiu aprender violino. “Apareceu o anúncio da Casa da Cultura para começar a fazer aulas, aí eu vim, me inscrevi, comecei a fazer aulas, e estou apaixonado, todo dia me dedicando uma hora, duas horas por dia, e é isso, estou amando as aulas, o professor Felipe é excelente professor” revelou o aluno Cláudio Henrique.

A paixão pela música costuma se revelar logo cedo e o aluno Guilherme Henrique Amário comprova isso. Guilherme conta que sempre foi apaixonado por música clássica, consumia diversos conteúdos audiovisuais sobre e tinha o sonho de aprender piano, que acabou sendo deixado de lado, mas a paixão pela música continuou. “Depois, quando eu vi esse anúncio da casa da cultura que tinha as aulas de violino eu decidi me inscrever pra ver como ia ser, mas não durei muito mais do que 4 meses, aí peguei o violoncelo, que pra mim, foi o que despertou maior interesse” disse o aluno Guilherme Amário.

Durante a pandemia, as atividades das Oficinas Culturais foram temporariamente suspensas, agora de volta, os mesmos alunos de antes continuam na trilha do aprendizado. Isabela Braga, Nayara Martins e Vinicius da Silva são alguns deles.

Isabela Braga, aluna da oficina cultural desde 2019, conta que só parou devido a pandemia, agora de volta, Isabela diz que sempre gostou de tocar violino. “Antes eu não sabia, né? Mas depois que eu comecei, eu me apaixonei por tocar violino. Eu já toquei na abertura da Festa da Uva, aqui na Casa da Cultura mesmo e pretendo continuar. Gosto muito de tocar.” contou a aluna Isabela Braga.

A aluna Nayara Martins conta que seu primeiro contato com o violino foi na oficina e que assim que soube que as aulas retornaram, foi correndo realizar sua inscrição. “Quando chega final de semana, na sexta-feira, no dia de aula, eu fico completamente ansiosa. E enquanto ao professor, ele é excelente, ele é muito dedicado, ele é muito atencioso, ele dá sempre o melhor de si.” contou Nayara.

O aluno Vinicius da Silva,que já tinha experiência de cerca de 2 a 3 anos, conta que já estava um pouco avançado no violino quando a pandemia chegou e revela que começou a oficina com a intenção de aprender violoncelo, mas que se apaixonou pelo violino no meio do caminho. “Na verdade, eu entrei aqui querendo estudar celo, né? Entrei aqui querendo estudar celo. Só que aí eu vi o violino e gostei. Fiquei nele e me apeguei com ele. Aí eu voltei aqui depois. Estou gostando muito da experiência, muito legal” comentou Vinicius.

Fonte:

Deixe seu comentário