Portal da Cidade Louveira

segurança

Louveira faz alerta à população sobre o perigo do uso de cerol nas pipas

Mistura de vidro moído com cola é usada nas linhas e pode machucar as pessoas por ser altamente cortante.

Publicado em 23/06/2021 às 03:48

A Prefeitura de Louveira faz um alerta à população sobre os perigos do uso de cerol e outros materiais cortantes nas linhas usadas para empinar pipas e papagaios.


O cerol é uma mistura de vidro moído com cola que é usada na linha da pipa, tornando-a altamente cortante, o que representa perigo para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando.


O risco aumenta nessa época do ano, quando começa a temporada de mais ventos e que normalmente tem maior adesão à prática de empinar pipas.


Quando a pipa é cortada no ar, a linha solta pode ferir gravemente uma pessoa ao se aproximar do solo.


Não há registros recentes de acidentes envolvendo cerol. No último final de semana, uma moradora que estava no quintal de sua casa, na Vila Pasti, quase foi atingida por uma linha com cerol que caiu no local após uma pipa ser "cortada". Por sorte, ninguém se feriu.


Multa

De acordo com a Lei nº 018/2010, que dispõe sobre o uso de cerol em linha de pipa no município, os infratores ou responsáveis flagrados podem ser multados em R$ 290,09 (100 Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).


O material ilegal também será apreendido.


Em casos de adolescentes e crianças, eles podem ser encaminhados à Delegacia de Polícia para serem tomadas todas as medidas administrativas e feito contato com os pais ou responsáveis.


Além disso, os estabelecimentos que comercializarem o cerol podem responder por crime previsto no Artigo 132 do Código Penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - Detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave”.


Dicas para evitar acidentes

- Não utilize cerol ou linha cortante


- As pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica, pois podem causar curtos circuitos e colocar a vida em risco


- Evite a atividade em locais com grande fluxo de veículos e pessoas


- Rabiola deve ser evitada, pois pode enroscar nos fios elétricos.


- O uso de papel alumínio ou de linhas metálicas na confecção da pipa pode causar curtos-circuitos no contato com fios elétricos


- Caso a pipa enrosque em algum lugar alto, não tente removê-la. Subir em telhados ou postes apresenta risco de queda ou de choques


- Não empine pipas em dias de chuva. A pipa serve de para-raios e pode conduzir energia


Fiscalização

A Guarda Municipal fiscaliza diariamente nas rondas o uso do cerol nas pipas, assim como a utilização em locais inadequados.


Ao flagrar o uso de cerol, denuncie para a Guarda Municipal nos telefones 153 ou (19) 3878-1512.

Fonte:

Deixe seu comentário