Portal da Cidade Louveira

Destaque

Louveira é um dos modelos de inovação na inclusão da agricultura familiar

Nossa cidade, dentre 80 inscritos de todo o país, foi um dos 12 modelos

Postado em 10/09/2019 às 16:49 |


O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) selecionou a cidade de Louveira dentre 80 inscritos de todo o país como um dos 12 modelos de inovação na inclusão da agricultura familiar em cadeias de alimentos, a ser apresentado no dia 12 de Setembro, com o objetivo de inspirar e ser exemplo de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação. 

Os projetos da Prefeitura de Louveira de políticas públicas de incentivo à fruticultura (PROMIF) e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foram selecionados como um dos 12 modelos dentre 80 inscritos de todo o país a serem apresentados na FGV, como exemplo para o Brasil.

Criado em 2013, o PROMIF é um programa inovador que tem o objetivo de preservar a produção familiar de frutas e evitar o êxodo rural. O programa garante um subsídio de R$ 5 mil anuais por hectare produtivo. Cerca de 160 propriedades já estão inscritas e recebem o benefício para manter e expandir a fruticultura, preservando a tradição e o trabalho no campo.

Além do PROMIF, o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais visa implantar ações de proteção aos recursos hídricos, proteção e formação de fragmentos florestais e adequação ambiental da propriedade rural, mediante o recebimento de contrapartida a ser financiada pela Prefeitura.

O PSA cria instrumentos que favorece aqueles que têm em sua propriedade a atividade agrícola e de preservação ambiental, evitando o êxodo rural e a especulação imobiliária.

Louveira já sente hoje os benefícios da aplicação do PROMIF e PSA, com a paralisação do êxodo rural e o aumento de área produzida na cidade, bem como o aumento de área com vegetação permitindo o equilíbrio ambiental com a proteção dos rios e nascente e por consequência permitindo o aumentando da produção de água para o abastecimento de nossa população.

A Fundação Getúlio Vargas- FGV - é a mais conceituada instituição de ensino de gestão pública da América Latina, com o objetivo inicial de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do país.



Fonte:

Deixe seu comentário