Os avanços realizados pela Prefeitura na área digital destacaram Louveira como a 6ª cidade de pequeno porte mais inteligente do país, comparada aos municípios com população entre 50 a 100 mil habitantes. A informação é do Ranking Connected Smart Cities 2023 e comprova os investimentos que tem sido feitos em tecnologia e inovação para implementação das ações de gestão pública.
O ranking geral destaca Louveira levando em consideração 70 indicadores nos eixos temáticos de Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Saúde.
O resultado reconhece as ações inovadoras que a Prefeitura tem realizado nos últimos anos para transformar Louveira em uma smart city. Neste sentido, uma série de mudanças inovadoras tem sido implementadas. Neste mês de setembro, por exemplo, a Prefeitura fará o lançamento do novo aplicativo para os cidadãos, chamado Relou, com ampliação de serviços à população e em substituição ao app do Cartão Cidadão. Pelo Relou, o cidadão poderá acessar os serviços de marcação de consulta, solicitação pata entrega de medicamentos, entre outros. Por ele, o cidadão poderá solicitar diversos serviços de Mobilidade, como cartão estacionamento para pessoas com mais 60 anos e pessoas com deficiência; e outros serviços como 2º via IPTU; sinalização de trânsito; denunciar focos de dengue; sanar dúvidas sobre transporte público; ter informações sobre coleta de lixo, transporte público, atendimentos das secretarias municipais; telefones úteis, entre outros. A outra grande novidade do app é que ele será útil a todos e não restrito para os moradores. As pessoas terão, por exemplo, acesso às informações turísticas e notícias da cidade.
Outro destaque é o sistema de gestão integrada, a ser implantado, e que promoverá uma integração e agilidade de informações entre as secretarias municipais. O novo sistema também está em planejamento e segue o conceito de Louveira sem papel, que é prioridade na pauta do Governo todo processo digital e que deve promover um grande avanço quanto à agilidade dos processos administrativos.
Os avanços em tecnologia também englobam serviços para os servidores. A Prefeitura lançou um aplicativo que facilita as informações de RH (Recursos Humanos), que já está disponível e que tem como objetivo aprimorar os serviços de informação de Recursos Humanos da Prefeitura, como aos salários, pedidos de férias, cursos de capacitação, entre outros.
Na área da Saúde, a inteligência digital é utilizada em telemedicina, com atendimentos on-line; na Educação, com instalação de laboratórios de informática, uso de notebooks e tablets; em processos burocráticos, existe o serviço de alvará digital, por exemplo, para que os engenheiros e arquitetos possam realizar todo o processo de emissão de alvará de construção pela internet.