Portal da Cidade Louveira

SALVANDO VIDAS

Câmara incentiva doação de sangue na cidade

A campanha irá até o final de setembro e pretende contribuir com o banco de sangue do Colsan, em Jundiaí, utilizado na região para salvar vidas

Publicado em 09/08/2019 às 05:15

A campanha irá até o final de setembro e pretende contribuir com o banco de sangue do Colsan, em Jundiaí, utilizado na região para salvar vidas (Foto: Divulgação)

A Câmara de Louveira iniciou na última quinta-feira (8) a Campanha de Incentivo à Doação de Sangue, que envolve vereadores, servidores e familiares na conscientização da importância desse ato tão nobre. A campanha irá até o final de setembro e pretende contribuir com o banco de sangue do Colsan, em Jundiaí, utilizado na região para salvar vidas.

Os vereadores Laércio Neris e Helinho, ambos do PTB, e servidores comparecem pela manhã para os procedimentos de coleta de sangue. “É importante que as pessoas saibam que a doação de sangue é um ato de solidariedade, que pode salvar a vida de outro ser humano. Convido todos os moradores que puderem para que venham até o Colsan em Jundiaí e façam a sua doação”, comentou o presidente da Câmara de Louveira. O vereador Helinho disse de sua alegria em participar da campanha. “É muito gratificante poder ajudar o próximo fazendo a doação”. 

As doações serão feitas no Hemocentro Colsan Jundiaí, localizado à rua XV de Novembro, 1848. O local possui estacionamento gratuito, que pode ser acesso pela Avenida dos Ferroviários, 2100. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. Toda coleta de sangue é realizada com material estéril e descartável, não existindo, portanto, risco de contrair doenças na doação. É muito importante, para a segurança de quem vai receber o sangue, que o doador responda com sinceridade às perguntas feitas pela equipe do Hemocentro. 

Para fazer a doação de sangue, a pessoa deve comparecer com um documento oficial com foto (RG, Carteira Profissional ou de Habilitação – CNH), ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém sem ter ingerido refeições gordurosas). 

Se o doador tiver menos que 18 anos, deve estar acompanhado pelo responsável legal, apresentar cópia do documento de ambos e preencher a autorização no momento da doação. Se for desacompanhado, o menor precisa levar cópias dos documentos de identidade e de autorização com firma reconhecida em cartório. 

Pessoas que tenham risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue não podem fazer a doação. Neste caso, estão os usuários de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro, múltiplos parceiros ou ser parceiro de portadores de Aids ou hepatite, por exemplo. 

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. No caso de mulheres, a doação pode ser feita a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses. Possíveis doadores que tomem medicamentos de uso contínuo, usaram medicação ou se vacinaram em data próxima à doação devem esclarecer dúvidas quanto a possibilidade de doação pelo telefone (11) 4521-4025 .


Informações da Câmara Municipal de Louveira


Fonte:

Deixe seu comentário