Portal da Cidade Louveira

Itupeva

Itupeva participa do III Encontro Técnico de Viticultura e Enologia

O objetivo de levar informações técnicas de produção, manejo e vinificação de forma gratuita e qualitativa para entusiastas, representantes e profissionais

Publicado em 07/12/2020 às 08:38

Com o objetivo de levar informações técnicas de produção, manejo e vinificação de forma gratuita e qualitativa para entusiastas, representantes e profissionais dos setores da indústria de produção de uva para vinhos e derivados da uva, encerrou nesta quarta-feira (02/12) de maneira totalmente virtual, o III Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da região Sudeste.

A aproximação do verão e das datas festivas de Natal e Ano-Novo, o consumo de espumantes e vinhos leves, por exemplo, gera grande expectativa para os produtores da nossa região, que avança, ano a ano, na consolidação do registro de origem da Uva Niagara Rosada, cuja variedade apresenta mutações somáticas únicas, desde 1930, quando fora introduzida ao terroir local, tornando-se, assim, um patrimônio histórico do agronegócio paulista.

Entre os temas de destaque do evento deste ano, foram discutidos assuntos sobre as técnicas envoltas à Ecofisiologia, manejo e a dupla poda da videira, os processos e características das produções e vinificações de vinhos finos, além do panorama regional, nacional e internacional do Enoturismo.

Na edição de 2020 destaque também para os palestrantes, o engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutor em Fitotecnia, Leonardo Cury, e, a doutora em ciências e tecnologia dos alimentos Marite Carlin Dal’Osto.

A Turismóloga, Diretora de Turismo e Representante de Itupeva na Secretaria Executiva do Circuito das Frutas, Rita Bonequini, participou no último dia do evento, mostrando de maneira geral o que é o Circuito por meio de uma janela online.

“O evento chegou a sua 3a edição nesse ano, de forma virtual por conta da pandemia, mas com grande relevância e importância técnica para o setor, fortalecendo o enoturismo em Itupeva e em nossa região como um todo, já contando com diversas adegas e vinícolas entre os principais atrativos turísticos rurais regionais”, comentou Rita Bonequini.

A edição anual do Evento é organizada pela EnoConexão em parceria com o Polo Turístico Circuito das Frutas.

Saiba mais: O Circuito das Frutas é um polo formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, localizados no Sudeste do Estado de São Paulo.


Fonte:

Deixe seu comentário